Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/05/2015
Novo veículo sem condutor da Google quase pronto a circular
Carro tem o mesmo software do anterior modelo Lexus RX450h, mas desta vez vem também instalado com volante removível, acelerador de pedal e pedais de freio
Os novos veículos sem condutor da Google estão quase prontos para serem testados nas estradas públicas. Segundo uma publicação do diretor do projeto, Chris Urmson, as estradas de Mountain View, na Califórnia, onde a empresa está sediada, serão brevemente frequentadas pelos protótipos dos veículos.
Ao contrário da última versão dos veículos, estes carros estão instalados com um volante removível, um acelerador de pedal, bem como pedais de freio.
No entanto, os protótipos estão instalados com o mesmo software que é usado pelos carros sem condutor do modelo Lexus RX450h, que serviu como base de investigação para um carro totalmente original.
Urmson descreve o modelo, que já registou milhares de quilómetros de estrada, como uma "típica experiência de condução de qualquer americano com 75 anos".
“Estamos ansiosos para ver como é que a comunidade percebe e interage com os veículos para descobrir desafios que são únicos para um veículo sem condutor- por exemplo onde é que o carro deve parar se o local destinado para estacionar estiver congestionado ou em construção. Nos próximos anos, gostaríamos de realizar pequenos projetos piloto com os nossos protótipos para aprender o que é que as pessoas gostariam de fazer com veículos como este.”
Ainda no início desta semana, foi noticiado que os veículos sem condutor do Google estiveram envolvidos em 11 acidentes, mas a empresa afirma que não tinham quaisquer falhas.
Fonte: TVI 24
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
As escolas particulares da capital terão reajuste da mensalidade acima da inflação em 2014.
Pesquisa feita pela reportagem em dez escolas nas cinco regiões da cidade mostrou que as instituições estão informando aos pais que aplicarão aumentos entre 7% e 11% nas mensalidades de 2014.
Os valores ficarão acima da inflação deste ano. A inflação medida pelo IPCA deve fechar em 5,82% neste ano, segundo economistas consultados pelo Boletim Focus, do Banco Central.
O governo tem defendido que a inflação deste ano ficará abaixo da do ano passado, que foi de 5,84%.
Nos últimos 12 meses --até agosto--, a inflação oficial registrada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 6,09%.
As escolas só podem aplicar reajustes que sejam justificados pela elevação dos custos, afirma a advogada especialista em direito do consumidor Adélia de Jesus Soares.
"Pela legislação, o objetivo das instituições de ensino não é gerar lucro, por isso, os reajustes devem ser baseados nas despesas", afirma.
A justificativa de aumento deve ser feita por escrito com, pelo menos, 45 dias de antecedência à aplicação. "Mas se os pais considerarem que o valor é abusivo, podem procurar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon."
JUSTIFICATIVA
Uma das explicações para aumentos acima da inflação é o salário dos professores, que em 2013 teve reajuste superior a 8%, explicou o presidente do Sieeesp (sindicato das escolas de SP), Benjamin Ribeiro da Silva. "Mas não acredito em preços abusivos, pois a concorrência é grande. Se subir muito, o pai muda o filho de escola." Silva também atribui o aumento à inflação dos aluguéis.
CONFIRA OS AUMENTOS
Colégio
Bairro
Preço atual (em R$)
Reajuste previsto para 2014 (em %)
Drummond
Ponte Rasa
544
Até 10
Objetivo
Tatuapé
1.354,65
De 8 a 11
Colégio Bandeirantes
Vila Mariana
2.291
Até 10
Colégio Exato
Interlagos
581
9
Colégio das Américas
Perdizes
1.200
7
Colégio Módulo
Lapa
852
8
Colégio Nova Cachoeirinha
Vila Nova Cachoeirinha
426
7
Colégio Vip
Tremembé
639
7,8*
Colégio Equipe
Santa Cecília
1.658
De 7,5 a 10
Colégio Santo Agostinho
Liberdade
1.024,76
Até 10
FONTE: Escolas e reportagem
A pesquisa levou em consideração os valores para o 6º ano do ensino fundamental
*Reajuste definido para o turno da tarde
REMATRÍCULA
Pais que renovarem a matrículas dos filhos em colégios particulares devem ficar atentos a eventuais cobranças abusivas. A principal delas é a rematrícula, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. O pai do aluno só paga a matrícula uma vez, quando o filho entra na instituição.
Nos anos letivos seguintes, devem ser cobradas apenas as mensalidades, explica a advogada Adélia Soares. "Mas a escola pode dividir o valor anual em 13 ou mais parcelas; não é proibido."
Notícias Gerais, por Redação
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avalia que a economia brasileira está em momento de "recuperação cíclica". De acordo com a Carta de Conjuntura divulgada nesta terça-feira, o ciclo atual é "bem distinto" do observado em outros anos e isso pode atrapalhar a previsibilidade política-econômica.
Notícias Gerais, por Redação
As apreensões com a situação da Grécia pesam sobre os mercados financeiros no fechamento desta semana. A novela vivida pelo país tem novo capítulo, em meio ao adiamento da decisão de órgãos internacionais relativa à concessão de recursos adicionais para se evitar um calote grego.
Deixe seu Comentário: