Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/03/2012

Novo horário do INSS não fez diferença

As agências da Previdência Social de todo país mudaram o horário de atendimento ao público. A mudança vai passar por um período de seis meses de experiência. Desde ontem, as portas das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriram às 7h e fecharam às 19h. Não há mais intervalos nos atendimentos: serão dois turnos de 6 horas ininterruptos de atendimento. Das 30 agências da Previdência que existem no Pará, apenas 13 estão funcionando no novo regime.

Para adotar o horário estendido, as agências precisam ter no mínimo dez servidores no atendimento. As que correspondem a esse critério são as agências do distrito de Icoaraci, dos bairros do Marco, Nazaré, Pedreira, São Brás e Telégrafo, dos municípios de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Capanema, Santarém e Ananindeua, e a Agência de Demandas Jurídicas.

De acordo com o gestor do Serviço de Atendimento do INSS, José Heirônimo, o objetivo da mudança é melhorar a distribuição de demandas nas agências. “Vamos passar um semestre nesse regime, para tentar atender melhor e mais. Se não der certo, a mudança será revista pelo Ministério da Previdência”, explica. A Previdência recebia o público de 8h às 15h, com pausa para almoço, e chegava a atender entre 200 e 300 pessoas, segundo o gestor. “Agora a população pode entrar na agência até as 17h, e será atendida até as 19h, assim a quantidade de serviços irá aumentar”, afirma.

Os serviços prestados pelo INSS são as aposentadorias por idade, invalidez, tempo de contribuição e especial; os auxílios doença, acidente e reclusão; pensão por morte e salários família e maternidade. As visitas podem ser agendadas pela internet, no site da www.previdenciasocial.gov.br ou pelo telefone, discando 135. O gestor do atendimento garante que a maioria dos atendimentos não são agendados. “Cerca de 60% das demandas são espontâneas e simples. Muita gente vem aqui atrás de informação”, explica.

Mas para quem precisava ser atendido, o novo horário ainda não mostrou mudanças. Agnaldo Silva chegou na agência às 11h e até as 15h30 ainda aguardava atendimento. “Vim aqui resolver uma procuração e não vi mudança nenhuma, continuo esperando muito do mesmo jeito de antes”, relata. Para Ana Saraiva, a espera era menor, mas ainda insuficiente. “Eu nem sabia que o horário tinha mudado, agendei meu atendimento para as 15h e já estou há 45min esperando”, conta. (Diário do Pará)

Fonte: diariodopara.diarioonline.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Aposentado que recebeu atrasados terá que refazer IR

INSS emitiu comprovante de rendimento com dados errados para quem ganhou ação em 2102. Segurado precisa retificar declaração

Previdência Corporate, por Redação

IR: veja alguns dos erros mais comuns que levam à malha fina

Não é só sonegação que faz contribuintes caírem na malha fina. Erros ao lançar dados na declaração anual de ajuste do Imposto de Renda também podem fazer com que o contribuinte tenha de prestar ainda mais contas ao Fisco.

Previdência Corporate, por Redação

Contribuintes devem pagar INSS até esta sexta-feira (15)

O pagamento da contribuição previdenciária, referente ao mês de maio, de contribuintes individuais, facultativos e empregados domésticos deve ser realizado até esta sexta-feira, 15.

Previdência Corporate, por Redação

Segurada do INSS poderá ter licença-maternidade ampliada para 180 dias

O salário-maternidade poderá ser pago à segurada da Previdência Social durante 180 dias (6 meses). A previsão está no Projeto de Lei 2299/11, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), em análise na Câmara.

Deixe seu Comentário:

=