Publicado por Redação em Dental - 11/03/2015

Nova técnica promete dentes mais brancos e menos sensíveis

Com os tratamentos estéticos em alta, procedimentos odontológicos modernos e que visam mais conforto para o paciente não param de chegar ao mercado. No caso do clareamento dental, uma técnica chamada Whitegoldpromete o mesmo resultado branco, mas com menos sensibilidade para os dentes. “A sensibilidade é a principal causa de desistência dos pacientes ao tratamento clareador”, diz Armando Müller, dentista especializado em odontologia estética.

E exatamente por estar preocupado com isso o especialista decidiu começar a introduzir essa nova técnica em seu consultório. O grande diferencial do clareamento Whitegold é que o produto usado para fazer o procedimento possui um agente dessensibilizante em sua composição. “O produto usado para fazer esse tipo de clareamento contém fluoreto de sódio que garante a redução da sensibilidade durante e depois do tratamento, além de promover a remineralização da superfície do esmalte, tornando o clareamento mais duradouro”, diz o especialista.

No entanto, apesar de a técnica apresentar resultados satisfatórios, os ‘velhos’ cuidados não devem ser esquecidos.“O tempo de exposição do dente ao gel clareador e os intervalos entre as sessões (sejam caseiras ou feitas em consultório) devem continuar sendo respeitadas. Além disso, é dever do profissional alertar o paciente sobre os tons máximos que seu dente pode chegar, para que não haja exageros sem sucesso”, diz Armando.

No caso de o tratamento ser feito no consultório, cada sessão deve durar em média 45 minutos e ser repetida com um intervalo de pelo menos 7 dias. Já se for feito em casa (com um gel de intensidade menor), o uso deve ser diário conforme orientação do dentista.

Mas afinal, por que o clareamento causa sensibilidade?
É função do peróxido de hidrogênio (composto básico dos géis clareadores) penetrar no esmalte dental e quebrar os pigmentos responsáveis pelas manchas e pelo escurecimento do dente. Porém, a pressão que esse composto causa na dentina pode causar uma irritação do nervo do dente (polpa).

“Irritado, esse nervo se torna sensível a qualquer tipo de estímulo, causando a sensibilidade dental. Mas é importante que se diga que as pessoas reagem de forma diferente a essa sensibilidade, que pode ser mais forte para uns e imperceptível para outros. No caso dos tratamentos clareadores mais tradicionais, caso ela ocorra, costuma sumir em menos de 24 horas”, diz Armando.  

Fonte: Terra - Agência Beta


Posts relacionados

Dental, por Redação

O que é dor orofacial?

Dor orofacial pode ser definida como uma dor que acomete a região orofacial, ou seja, a boca, a face, a cabeça e o pescoço. São dores que podem ocorrer devido a problemas musculares, da articulação temporomandibular (ATM), dos dentes, dos vasos sanguíneos e/ou dos nervos.

Dental, por Redação

Bebidas energéticas e isotônicas: perigo para os dentes

A investigação, realizada na Universidade de Southern Illinois, demonstra que os elevados níveis de acidez destas bebidas promove a desmineralização do esmalte dentário de forma generalizada.

Dental, por Redação

Pesquisa avalia relação entre diabetes mellitus e saúde bucal

Somente no Brasil, estima-se que 7,6% da população, na faixa etária de 30 a 69 anos, tenham a doença. Outras enfermidades acabam vindo associadas ao quadro, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes,

Deixe seu Comentário:

=