Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/06/2014

No país, 32% afirmam ter sofrido falta d'água nos últimos 30 dias

Em todo o Brasil, 32% das pessoas relataram ao menos uma interrupção no fornecimento de água em casa nos últimos 30 dias.

É o que revela pesquisa do Datafolha realizada entre 3 e 5 de junho, em 207 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Em maio, outra pesquisa do Datafolha, feita nos dias 21 e 22, mostrou que 35% dos moradores da cidade de São Paulo disseram ter enfrentado falta d'água nos 30 dias anteriores ao levantamento.

A nova pesquisa, nacional, é inédita e não tem dados prévios para comparação.

Dos 4.337 entrevistados, 18% afirmaram que os cortes no abastecimento ocorreram de dois a dez dias no mês. Para 7%, faltou água em apenas um dia nesse período. Mas 2% relataram que as interrupções foram diárias.

A pesquisa também avaliou o impacto do problema entre os moradores da Grande São Paulo, a principal afetada pela crise hídrica do Estado.

Nela, 40% dos entrevistados afirmaram ter sofrido com falta d'água nos últimos 30 dias -14% deles relataram cortes em um ou dois dias, e 7%, diariamente.

 A Sabesp é responsável pelo abastecimento de 33 dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, onde relatos de cortes diários de água, principalmente de madrugada, vêm se multiplicando nos últimos dois meses.

A empresa nega que haja um rodízio na região e diz que os casos de falta d'água são pontuais, devido a manobras técnicas na rede.

Fora do raio de atendimento da Sabesp, a cidade de Guarulhos, que tem 6% da população da Grande SP, passa por racionamento de água desde fevereiro, devido à crise.



FALTA LUZ

A nova pesquisa avaliou também problemas no fornecimento de energia elétrica.

Um em cada quatro entrevistados relatou ter sofrido com falta de luz nos últimos 30 dias -para 64% deles (16% do total), as interrupções ocorreram em dois ou três dias.

Só 1% do total de entrevistados relataram cortes mais frequentes, em 10 desses 30 dias.

Fonte: www.uol.com.br (Folha de São Paulo)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Veja as expectativas e temores dos economistas para 2013

A economia mundial deve andar em ritmo lento, mas com uma possível melhora no segundo semestre; o país deve crescer pouco neste ano, às voltas com uma inflação relativamente alta, mas com muito poucas chances de um novo aumento dos juros básicos (o antídoto do governo contra reajuste dos preços).

Notícias Gerais, por Redação

Livro-caixa: entenda qual a vantagem de utilizá-lo na declaração de IR

A declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), apesar de anual, sempre gera muitas dúvidas nos contribuintes, especialmente entre aqueles que possuem o próprio negócio, os chamados trabalhadores autônomos.

Deixe seu Comentário:

=