Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/01/2013

Na Bovespa, saldo externo é positivo em R$ 1,8 bi em 2012

Os investidores estrangeiros retornaram com força à BM&FBovespa em dezembro, levando o saldo de recursos externos a ficar positivo em 1,82 bilhão de reais em 2012. O principal índice brasileiro de ações, o Ibovespa, acumulou assim, no ano passado, com alta de 7,4%. Um ano antes, esses investidores haviam retirado 1,35 bilhão de reais da bolsa paulista.

Somente em dezembro, o saldo de recursos externos ficou positivo em 3,72 bilhões de reais – foi a segunda melhor entrada líquida mensal do ano, atrás apenas de janeiro do ano passado, quando investidores de outros países aplicaram 7,17 bilhões de reais na Bovespa.
 
O montante de dezembro é reflexo de um total de 58,29 bilhões de reais em compras e de 54,58 bilhões de reais em vendas feitas por estrangeiros até o dia 28, último pregão do ano, segundo dados disponíveis no site da BM&FBovespa.
 
O grupo formado pelas instituições financeiras registrou entrada líquida na bolsa em dezembro, de 417,7 milhões de reais. Já os outros grupos retiraram recursos da Bovespa no mês, com destaque para as pessoas físicas, com saída de 2,44 bilhões de reais.
 
Resultado geral – O bom desempenho da bolsa não foi suficiente para "salvar" o resultado de fluxo cambial de todo o setor financeiro no Brasil. A entrada de recursos estrangeiros encerrou 2012 em 8,38 bilhões de dólares, um valor 60% menor que o de 2011.
 
A explicação para esse fato é que o governo tomou uma série de medidas para coibir a entrada da divisa no país no ano passado, sobretudo no segmento de renda fixa, e assim conter a valorização da moeda americana ante a brasileira. Em dezembro, o Banco Central anunciou nova medida, desta vez no compulsório, para facilitar a venda de dólares e, assim, contribuir para a sua queda.
 
Fonte: www.cenariomt.com.br|03.01.13

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma promete apoio a pequenas empresas de tecnologia

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (3) que as pequenas empresas de tecnologia são uma aposta do governo para criar empregos, especialmente para jovens.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia caem por temor com crédito na Europa

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa pelo quarto dia seguido nesta sexta-feira, enquanto as dificuldades de financiamento aumentavam na Europa, com os juros pagos em bônus da Espanha atingindo um nível insustentável.

Deixe seu Comentário:

=