Publicado por Redação em Dental - 11/05/2015

Móvel ou fixo? Conheça prós e contras dos aparelhos

Especialistas indicam as vantagens e desvantagens dos aparelhos ortodônticos e como podem ajudar a conseguir o sorriso perfeito

Dente com aparelho

O Objetivo da ortodontia é prevenir e resolver problemas de crescimento e desenvolvimento da mordida, face e arcos dentários de maneira simples e eficaz. E para que isso seja possível existem diferentes aparelhos ortodônticos que, dentro das suas funções, são capazes de devolver o sorriso perfeito para o paciente.

Aparelho móvel

O aparelho móvel (ortopédico) é indicado para pacientes na fase de dentição de leite e mista (fase de crescimento). “Sua finalidade é estimular o desenvolvimento ósseo, permitindo que os dentes permanentes cresçam nas posições corretas. Considerado um tratamento preventivo, ele impede que um problema seja instalado antes da finalização do crescimento dental”, diz Cláudia de Figueiredo Preste, dentista especializada em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares da clínica Maxxil Odontologia & Saúde.

Desvantagens: a cooperação do paciente (e responsável) faz toda a diferença para o resultado do processo e, caso não seja satisfatória, o processo pode ser longo e ainda pode aumentar o tempo de uso do aparelho fixo.

Aparelho fixo

Já o aparelho fixo, o mais usado hoje em dia, é considerado um tratamento corretivo feito na dentição já permanente. “Por apresentarem diferentes técnicas e tipos costumam resolver qualquer caso desde que bem planejado e executado o processo”, diz Cláudia. Na sua forma mais tradicional, é composto por bráaacute;quetes de metal (colados nos dentes) e elásticos que prendem o fio metálico que serve de guia para o alinhamento dos dentes.

Desvantagens: o acúmulo de alimentos, ulcerações na mucosa, quebras e dor estão constantemente presentes no tratamento, precisando da colaboração e cuidado de quem está sendo tratado.

Aparelhos fixos estéticos
A tecnologia e a necessidade de tornar os aparelhos fixos cada dia mais discretos fizeram com que outros modelos desses dispositivos fossem criados. “Esses aparelhos encontram-se cada vez menores e com materiais estéticos que se aproximam da aparência dos dentes como bráquetes feitos de porcelana, policarbonato e safira”, diz Paula Fevereiro Barros, dentista especializada em estética e cirurgia plástica periodontal.

Desvantagens: além das desvantagens comuns de um aparelho fixo, o custo é bastante alto.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mães preferem lenços fluoretados para higiene bucal de bebês

Escova de dentes, gaze umedecida ou lenços Oral Wipes? Qual seria a melhor forma de higienizar a boca do bebê depois da mamada? Esse foi o tema de uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da USP (FO/USP).

Dental, por Redação

Saúde bucal faz a diferença na disputa por um emprego

É fato que o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente. São muitos os requisitos fundamentais para se conseguir um novo emprego, ou se dar bem em uma seleção.

Dental, por Redação

Pesquisa analisa percepção pública da saúde bucal no SUS

Tese de doutorado defendida por Marco Antonio Manfredini na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trata do controle social na área e dos entraves à promoção da saúde bucal

Deixe seu Comentário:

=