Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/06/2011
Ministério padroniza dados para a saúde
O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (06) a reformulação do Comitê de Informação e Informática em Saúde (CIINFO) cujo objetivo é fazer a gestão da informação e definir padrões técnicos de informação e comunicação para o governo federal e o Sistema Único de Saúde (SUS).
O primeiro passo do Comitê será realizar um levantamento das iniciativas existentes no Ministério da Saúde nas áreas de gestão da informação e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em saúde. Esse levantamento servirá de subsídio para a definição dos componentes relativos à Tecnologia da Informação e Comunicação que serão inseridos no âmbito do Ministério da Saúde e do SUS. Esse processo será feito por meio da integração dos bancos de dados e sistemas informatizados existentes. Outra ação imediata do grupo de trabalho será a aprovação da portaria que traz a reestruturação do Comitê.
Entre as metas previstas para este ano está a definição de estratégias para organizar o Sistema Nacional de Informação em Saúde (SNIS) que reunirá dados dos serviços oferecidos SUS e também conterá a identificação dos usuários, profissionais e estabelecimentos da área.
Funcionamento – O Comitê terá uma reunião a cada três meses para deliberar sobre as propostas enviadas pelos membros e será dividido em subcomitês e grupos de trabalho. O CIINFO é coordenado pelas secretarias Executiva e de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Técnica que tem como responsáveis pelo gerenciamento do grupo os diretores do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e do departamento de Monitoramento e Avaliação da Saúde.
O Comitê conta ainda com a participação de todas as secretarias do Ministério da Saúde, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Estão incluídos também órgãos de natureza consultiva, como a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento; Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA) e outros que poderão ser convidados de acordo com a relevância do tema a ser tratado.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 08.06.11