Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 14/08/2012

Ministério da Saúde lança campanha de atualização da caderneta de vacinação

Governo anuncia introdução de duas novas vacinas no calendário. O dia de mobilização nacional ocorre no próximo sábado

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lança, nesta terça-feira (14), a campanha de atualização da caderneta de vacinação para menores de cinco anos. A campanha será realizada em todo o país de 18 a 24 de agosto de 2012. O dia de mobilização nacional, chamado dia " D" , ocorre no próximo sábado (18). Padilha também anuncia a introdução de duas novas vacinas no Calendário Básico de Vacinação.

Assim, houve a introdução da vacina injetável contra pólio, feita com vírus inativado. A nova vacina será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização, essa realizada com as duas gotinhas da vacina oral. A injetável, no entanto, só será aplicada para as crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.

Outra novidade para 2012 será a vacina pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B). Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

A Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) já foi introduzida no calendário básico. As campanhas anuais contra poliomielite também serão modificadas a partir de 2012. A primeira etapa - ocorreu em 16 de junho - continuando como antes: todas as crianças menores de cinco anos receberam uma dose de VOP, independente de terem sido vacinadas anteriormente. Na segunda etapa - que ocorrerá neste mês agosto - todas as crianças menores de cinco anos deverão comparecer aos postos de saúde, levando o Cartão de Vacinação. A caderneta será avaliada para a atualização das vacinas que estiverem em atraso. Essa segunda etapa será chamada de Campanha Nacional de Multivacinação, possibilitando que o país aumente as coberturas vacinais, atingindo as crianças de forma homogênea, em todos os municípios brasileiros.

Para tanto, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação: BCG, Hepatite B, Tetravalente, Pentavalente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite) VOP (Vacina oral poliomielite atenuada), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral, DTP (Tríplice Bacteriana).

A Campanha de Multivacinação é uma ação conjunta entre União, secretarias de saúde municipais (SMS) e estaduais (SES) e faz parte do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Fonte: www.isaude.net


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

UTI pode desencadear estresse pós-traumático, revela estudo

Quando Lygia Dunsworth estava sedada, entubada e amarrada a um leito da unidade de terapia intensiva de um hospital em Fort Worth (no Texas), ela foi atormentada por alucinações.

Saúde Empresarial, por Redação

Gestores públicos são obrigados a informar gastos com Saúde

O Ministério da Saúde amplia as ferramentas de controle e transparência para permitir que o cidadão acompanhe a aplicação de recursos na área da saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde libera mais R$ 40 milhões para 16 hospitais

O Ministério da Saúde destinou mais de R$ 40 milhões para serem aplicados em procedimentos de média e alta complexidade e nos serviços ambulatoriais em hospitais de nove estados e oito municípios, beneficiando 16 hospitais.

Deixe seu Comentário:

=