Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/05/2011
Mais de 21 milhões já foram vacinados contra a gripe
Balanço parcial da campanha nacional de vacinação contra a gripe aponta que mais de 21,8 milhões de pessoas receberam a dose em todo o país até este sábado.
O número representa 72,9% do público-alvo da campanha. A meta do Ministério da Saúde era vacinar 80% dessa população até o dia 13 de maio. Longe da meta, o governo recomendou a prorrogação da vacinação quando pelo menos 16 Estados já haviam tomado a decisão.
O balanço, com base em informações repassados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, aponta que apenas sete Estados superaram a meta de imunizar 80%.
Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás atingiram a meta de vacinação. Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Bahia, Pará e Amapá ultrapassaram 70% de vacinados.
Este ano, pela primeira vez desde 1999, a campanha passou a incluir crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde. Além desses três grupos, foram vacinados idosos e indígenas.
Por público prioritário, as coberturas até este sábado eram de 80% nos trabalhadores de saúde, 78,2% nas crianças, 75,4% nos idosos, 49,6% nos indígenas e 48,1% nas gestantes.
A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1) --a gripe suína.
A única contraindicação da vacina é para as pessoas com alergia à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina. Na dúvida, um médico deve ser consultado. O mesmo vale para pessoas com sintomas de gripe, que devem ser tratadas antes de se vacinar.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 23.05.11