Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/05/2012

Maioria das micro empresas faz coleta seletiva e economiza recursos, diz pesquisa

Donos de micro e pequenas empresas no Brasil estão atentos a ações ligadas à preservação do meio ambiente. O comportamento inclui coleta seletiva de lixo (70,2%), controle de consumo de papel (72,4%), de água (80,6%), de energia (81,7%) e uso adequado de resíduos tóxicos, como solventes, produtos de limpeza e cartucho de tinta (65,6%).

Os dados são de uma sondagem feita pelo Sebrae e divulgada nesta quinta-feira (03). Apesar disso, 81% das MPEs desconhecem a Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que tratará do desenvolvimento e da sustentabilidade, de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Os micro e pequenos empresários no Brasil, no entanto, ainda não percebem claramente o benefício de incorporar no cotidiano da empresa um maior número de ações relacionadas à sustentabilidade.

“Lucro e sustentabilidade não são contraditórios. Ao mesmo tempo que economizar água e energia ajuda o planeta, também reduz os custos da empresa, melhora a sua imagem e atrai mais clientes”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Empresários já veem questão ambiental como oportunidade

Para 46% dos entrevistados, a questão ambiental representa oportunidade de ganhos para a empresa. Por outro lado, 54% deles afirmam que as chances de lucros relacionadas ao tema ainda não estão bem evidenciadas: 16% dos empresários acreditam que a questão representa custos e despesas, e 38%, nem ganhos, nem despesas.

Para Luiz Barretto, o levantamento “demonstra que um dos desafios é fazer com que uma quantidade cada vez maior de micro e pequenas empresas passe a incorporar o conceito de sustentabilidade à gestão dos seus negócios”.

A maioria dos entrevistados entende que a sustentabilidade está fortemente associada a questões ambientais (87%), sociais (82%) e econômicas (82%), e não apenas a um ou dois desses pontos.

O percentual de empreendedores que acreditam que adotar medidas de preservação ambiental pode atrair mais clientes foi de 79%. Do total de entrevistados, apenas 13% consideram que ações para preservar o meio ambiente não estão relacionadas ao aumento da clientela.

Os 3.912 questionários da sondagem do Sebrae foram aplicados em 2012 nos setores de comércio e serviços (50%), indústria e construção civil (46%) e agronegócios (4%). O objetivo foi avaliar o nível de percepção dos empreendedores sobre os temas da sustentabilidade.

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pimentel adota tom otimista e faz suspense sobre novo estímulo

Na abertura do 23º Congresso Brasileiro de Aço, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que o governo está acompanhando de perto os sacrifícios que a atual conjuntura de crise tem imposto tanto à indústria do aço, quanto aos outros setores.

Notícias Gerais, por Redação

Onda de aposentadorias ameaça rigor fiscal

Uma onda de aposentadorias no funcionalismo público criou uma pressão fiscal e administrativa sobre o governo Dilma Rousseff.

Notícias Gerais, por Redação

Na ONU, Dilma pedirá articulação para solucionar crise econômica

A presidente Dilma Rousseff pedirá nesta quarta-feira, ao discursar na abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU, uma articulação entre os países para superar a crise econômica global.

Deixe seu Comentário:

=