Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/10/2011

Juros recuam para menor patamar da série histórica; veja taxas

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a cair em setembro, de acordo com a pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgada nesta segunda-feira.

Para pessoa física, a taxa de juros média passou de 6,75% ao mês em agosto para 6,69% em setembro, registrando o menor patamar da série histórica, iniciada em 1995. Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma se manteve estável (cartão de crédito) e as demais recuaram.

Cenário internacional reduz demanda do consumidor por crédito

Para pessoa jurídica, a taxa média foi de 3,99% para 3,97%. Das três linhas de crédito analisadas, uma subiu (conta garantida) e as outras duas apresentaram redução.

De acordo com o economista e coordenador de estudos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, essas reduções podem ser atribuídas a quatro fatores: o bom momento pelo qual passa a economia brasileira, a maior oferta de crédito, a maior competição no sistema financeiro e a queda da taxa básica de juros Selic.

Taxa de juros em setembro, em % ao mês

Para pessoa física
Comércio - 5,54%
Cartão de crédito - 10,69%
Cheque especial - 8,23%
CDC (bancos) - 2,24%
Empréstimo pessoal (bancos) - 4,47%
Empréstimo pessoal (financeiras) - 8,94%
Média - 6,69%

Para pessoa jurídica
Capital de giro - 2,79%
Desconto de duplicatas - 3,09%
Conta garantida - 6,02%
Média - 3,97%

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 10.10.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa: saldo externo fica negativo em março com saída no dia 6

O saldo de investimento externo na Bovespa passou para negativo em março até o dia 6, para perto de 295 milhões de reais, ante um resultado positivo de R$ 62,3 milhões até o dia anterior.

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer novas regras para utilizar lucro do FGTS

De olho no lucro recorde do FGTS, que bateu o de grandes bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil, o governo está criando novas regras para aumentar a parcela que abocanha do fundo, informa Sheila D´Amorim em reportagem na Folha de hoje.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma sanciona lei que cria fundo de financiamento para exportações

A presidente Dilma Rousseff sancionou, por meio da publicação da lei 12.545 no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (15), que cria o Fundo de Financiamento à Exportação (FFEX) e modifica regras de financiamento a produtos e técnicas inovadoras e redefine a atuação do Inmetro.

Deixe seu Comentário:

=