Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/03/2012

IPC-S acelera para 0,47% na 2ª quadrissemana de março, diz FGV

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) acelerou a alta para 0,47% na segunda quadrissemana de março, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (16).

Na primeira quadrissemana do mês, o indicador havia registrado alta de 0,41%. Na segunda quadrissemana de fevereiro, a elevação foi de 0,30%.

Das oito classes que compõem o indicador, quatro aceleraram a alta de preços. O grupo Habitação deu a principal contribuição para o avanço do IPC-S, com alta de 0,89% na segunda quadrissemana, ante 0,70%.

Destacou-se, nesse grupo, o comportamento dos itens empregada doméstica (que passou de uma elevação de 3,41% para 4,10%), taxa de água e esgoto residencial (de 0,30% para 1,26%), mão de obra para reparos em residência (de 0,31% para 0,33%) e aluguel residencial (de 0,55% para 0,74%).

Também aceleraram as altas de preços dos grupos alimentação, vestuário e saúde e cuidados pessoais.

Houve desaceleração nos preços dos grupos comunicação, transportes, despesas diversas e educação, leitura e recreação. No caso do grupo comunicação, houve queda de 0,19%, acentuando a deflação de 0,02% registrada na primeira quadrissemana.

Nesta quinta-feira, a FGV divulgou o IGP-10 (Índice Geral de Preços) de março, que mostrou aceleração dos preços no atacado, para 0,27%, ante 0,04% em fevereiro.

COPOM

A ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, divulgada também ontem, mostrou uma avaliação favorável para o cenário de inflação neste ano.

No cenário de referência, a projeção para a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2012 foi reduzida e encontra-se abaixo do centro da meta, de 4,5%. Na ata anterior, de janeiro, o Copom via a inflação "ao redor do centro da meta".

Para a inflação em 2013, porém, a avaliação do BC piorou e agora as projeções estão posicionadas "acima do valor central da meta".

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Escola discute efeitos dos juros básicos para mercado segurador

A Escola Nacional de Seguros promoverá, no próximo dia 31, em São Paulo, a mesa redonda "Os efeitos da atual política de juros no mercado de seguros e previdência".

Notícias Gerais, por Redação

Contribuinte deve ficar atento ao prazo para corrigir pendências na declaração

Os contribuintes devem ficar atentos ao prazo para corrigir eventuais pendências na declaração do Imposto de Renda, para não cair na malha fina.

Notícias Gerais, por Redação

Ganho da Anglo American cai 6%, mas receita sobe 11% em 2011

A Anglo American anunciou nesta sexta-feira que seu lucro líquido recuou 6% no ano passado, para US$ 6,169 bilhões, a despeito da melhora nas linhas operacionais. Em 2010, a mineradora havia registrado ganho líquido atribuível aos acionistas de US$ 6,544 bilhões.

Deixe seu Comentário:

=