Publicado por Redação em Previdência Corporate - 14/09/2012
Investidores estrangeiros visitam a previdência social
Um grupo de investidores estrangeiros se reuniu com a equipe da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar, no Ministério da Previdência Social. O principal objetivo era conhecer as perspectivas para a Previdência Complementar. Eles estão interessados em investir no Brasil. O grupo já possui investimentos em vários países e vê nas economias emergentes uma boa oportunidade.
Durante o encontro, os investidores conheceram a estrutura da Previdência brasileira e seu funcionamento. O Diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar, Paulo dos Santos, também explicou como funcionará a Fundação de Previdência Complementar dos servidores públicos (Funpresp) e falou sobre o interesse de outros estados e municípios em aderir a um fundo e criar seus próprios planos de previdência. Há uma posição firme no governo no sentido de reduzir o déficit da Previdência e todas as medidas estão sendo tomadas para que isso aconteça, disse o diretor.
Os investidores também perguntaram sobre a tendência de queda nas taxas de juros no Brasil e sobre o futuro da Previdência. Paulo dos Santos ressaltou as iniciativas do governo para superar as dificuldades da Previdência, como a substituição do fator previdenciário e as novas regras para pensões: São questões que estão em discussão para traduzir sempre mais equilíbrio e justiça para quem está no regime.
O encontro aconteceu a pedido do Credit Suisse e, além de economistas, estavam presentes representantes da Blackrock, da Eaton Vance, da Manulife e da Dupont Capital.
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
Os contribuintes individuais, facultativos e empregadores domésticos que não recolheram a competência de junho ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
Previdência Corporate, por Redação
"De quanto dinheiro precisarei para me aposentar confortavelmente?". Esse é um dos maiores dilemas do universo das finanças pessoais.
Previdência Corporate, por Redação
Com a estabilidade da economia e crescimento do emprego e da renda no Brasil, o mercado de previdência privada aberta apresentou um grande crescimento, passando de pouco mais de R$ 3,09 bilhões em patrimônio líquido para R$ 206,3 bilhões, no período de dez anos encerrado em agosto de 2011 A evolução nos últimos anos tem sido de 25% ao ano.
Deixe seu Comentário: