Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/07/2011

Internet lenta e alto custo do tablet dificultam entrada de livros digitais no Brasil

SÃO PAULO – Baixa qualidade da internet  e altos custos dos tablets no Brasil dificultam o acesso dos leitores aos livros digitais. Essa foi a avaliação da presidente da CBL (Câmara Brasileira do Livro), Karina Pansa.
 
Na abertura do 2º Congresso Internacional do Livro Digital, que ocorre nesta quarta-feira (27) em São Paulo e termina na quinta, representantes do mercado editorial discutiram formas de estimular o acesso aos livros digitais no Brasil e no mundo.
 
Desafios
Segundo a Agência Brasil, as conexões de internet no País estão entre os principais problemas para a entrada dos livros digitais. Karina ressalta que as conexões ainda precisam se tornar mais rápidas e eficientes. Para ela, se não houver internet adequada, não será possível o consumidor obter um livro de maneira fácil e ficar satisfeito.
 
Os computadores na forma de tablets também apresentam o desafio dos altos custos. Karina, no entanto, acredita que isso é apenas uma questão de tempo, já que a produção dos computadores só tende a crescer no Brasil. Os incentivos fiscais do governo para a produção também deverão contribuir com o cenário.
 
Venda de livros
Segundo uma pesquisa elaborada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), feita a pedido da CBL, foram lançados 52 mil livros convencionais e vendidos 386 mil exemplares em 2009. No mesmo ano, o número de livros lançados ou vendidos em formato digital foi tão pequeno que nem ao menos foi citado no levantamento.
 
Se no Brasil essa é a realidade, lá fora as coisas são bem diferentes. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, o formato digital já é o preferido de muitos leitores. Dominique Raccah, presidente da editora norte-americana Sourcebooks, disse que 35% das vendas da empresa em junho deste ano foram de livros digitais.
 
Mas as perspectivas positivas quanto ao desempenho do Brasil parecem estar aumentando. Bob Stein, diretor do Instituto para o Futuro do Livro, dos Estados Unidos, prevê que o mercado de livros digitais no País vai crescer muito e que as oportunidades já estão surgindo nesse mercado.
 
Karina avaliou que as editoras estão cientes dessas oportunidades e querem aproveitar o momento para oferecer aos clientes um serviço que muitos ainda desconhecem. Para ela, a portabilidade é o principal benefício do livro digital.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 27.07.11

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