Publicado por Redação em Previdência Corporate - 06/05/2013

INSS enviará carta com novo informe do IR para segurados

Os segurados que receberam atrasados no posto do INSS em 2012 e solicitaram na agência um informe de rendimentos corrigido receberão uma carta com o novo documento.

Segundo o INSS, não há prazo para a entrega. O extrato corrigido deve informar separadamente os valores pagos e os descontos do IR sobre a grana do benefício e dos atrasados. Também
deve trazer a quantidade de meses dos atrasados.
 
Se, ao receber a carta, o segurado verificar que os dados são diferentes dos que informou em sua declaração do IR, deverá enviar uma declaração retificadora para evitar amalha fina.
 
Ao declarar os valores dos atrasados na ficha "Rendimentos Recebidos Acumuladamente", na opção "Exclusiva na Fonte", o contribuinte pode receber de volta o imposto que foi descontado a mais. A regra da Receita diz que o imposto deve ser calculado considerando a quantidade de meses a que os atrasados se referem.
 
Com isso, muitos acabam ficando livres da mordida do Leão. Porém, o INSS aplicou o desconto de forma incorreta para os atrasados pagos no posto em 2012. Com isso, a chance de recuperar essa grana é na restituição do IR.
 
Para ter o informe do IR corrigido, o segurado deve fazer a solicitação no posto do INSS. Também deve pedir, por escrito, que o instituto corrija os dados que enviou à Receita Federal, na chamada Dirf.
 
Fonte: Folha

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Como trocar de plano de previdência sem ter que pagar IR?

Internauta investe em PGBL com taxa de administração muito alta e quer ir para um plano melhor, mas teme ter que resgatar recursos e pagar IR

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Social: regra para pensão de morte mudará

A ideia é aproximar o sistema do Brasil dos demais na maior parte do globo, que contam com restrições em relação aos valores desembolsados e às pessoas aptas a recebê-los.

Previdência Corporate, por Redação

Saiba como a aposentadoria pode mudar

Congresso, governo e sindicatos voltam a discutir em agosto fórmula para substituir fator previdenciário. Novo fator 85/95, que prevê benefício integral, pode ser aprovado para os trabalhadores da ativa.

Previdência Corporate, por Redação

Com desconto no IR, aposentadorias pela Funpresp podem ser maiores que salários na ativa

Os servidores que aderirem à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) poderão, em alguns casos, receber aposentadoria maior que o salário da ativa.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada: hora certa de investir é sempre agora, diz especialista

Quem pretende abater parte do imposto de renda de 2011 com um plano de previdência tem pouco tempo disponível. Isso porque, para garantir o benefício fiscal, o contribuinte tem até o último dia útil do ano para investir em um plano de previdência privada na modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).

Deixe seu Comentário:

=