Publicado por Redação em Previdência Corporate - 12/07/2012
INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em agosto
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de maio receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 2.199 correspondências foram enviadas, do total das cartas, 1.250 foram enviadas para mulheres e 949 para homens.
O envio do aviso para requerimento do benefício foi estabelecido em junho de 2010, com o objetivo de informar os segurados sobre seus direitos previdenciários. A medida prevê que as pessoas que já tenham completado a idade mínima e a carência necessárias para a aposentadoria recebam o aviso.
Homens que completam 65 anos e mulheres que completam 60 anos a partir do dia 1º de agosto devem receber o documento. Ambos devem ter feito 180 contribuições ao INSS.
São Paulo é a cidade que possui o maior número de segurados que apresentam condições para se aposentar em agosto, ao todo são 417 mulheres e 347 homens. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 206 mulheres e 104 homens.
Informações e segurança
A carta possui um código de segurança para que a pessoa se certifique de que a correspondência foi realmente emitida pelo INSS. A confirmação de autenticidade pode ser feita no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pelo número 135. Além do código de segurança, podem ser solicitados outros dados do beneficiário.
O documento tem ainda o nome e o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) do segurado, a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições feitas ao INSS e a estimativa de renda mensal do benefício.
Aqueles que não receberem a carta, mas têm condições para se aposentar por idade, devem providenciar a correção de seu cadastro, agendando o atendimento pela Central 135. A Previdência alerta aos segurados para que mantenham seus dados atualizados.
Os segurados que receberem a carta, caso tenham interesse, podem agendar o requerimento de sua aposentadoria por idade a partir da data de seu aniversário.
Fonte: Infomoney