Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/07/2011

INPC marca desaceleração da inflação ao apontar variação de 0,22% em junho

SÃO PAULO - Apontando queda da inflação, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) marcou taxa de 0,22% em junho, variação 0,35 ponto percentual menor do que a apurada no mês anterior. No mesmo período do ano passado, o índice havia registrado deflação de 0,11%.
 
Desta forma, o acumulado no primeiro semestre deste ano foi de 3,70%, taxa 0,32 ponto percentual acima da acumulada no período correspondente do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresenta taxa de 6,80%, também acima dos 6,44% vistos nos 12 meses imediatamente anteriores.
 
Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), junto do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que por sua vez mostrou inflação de 0,15% no mês passado.
 
Curitiba tem maior alta
O maior avanço nos índices regionais no mês passado foi registrado em Goiânia, com taxa de 0,60%, enquanto o menor foi apurado em Brasília, onde o índice marcou taxa de deflação de 0,08%.
 
Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.
 
Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 07.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera em alta, e dólar oscila nesta quarta

A Bovespa operava no azul nesta quarta-feira (7). Por volta das 15h10

Notícias Gerais, por Redação

MetLife participa da feira Naval Shore

Seguradora leva proposta de pacote de benefícios para feira da indústria naval

Notícias Gerais, por Redação

Pequenas empresas focam no segmento de seguros

Segundo levantamento do Sebrae-SP, existem 5,1 milhões de empresas no Brasil e, desse total, 98% são micro e pequenas empresas (MPEs).

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, na expectativa de que UE firme acordo de resgate ao bancos

Após uma alta modesta na sessão anterior, o Ibovespa começou bem o pregão desta terça-feira (5), registrando valorização de 0,75% por volta das 10h20 (horário de Brasília), atingindo 53.818 pontos.

Deixe seu Comentário:

=