Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/12/2014

Inflação vai "castigar economia" em 2015, diz Fecomercio-SP


 Diante dos ajustes na economia esperados para o ano que vem, os consumidores devem evitar novos endividamentos e os bancos devem seguir seletivos na concessão de empréstimos, com o saldo das operações de crédito encerrando 2015 estável ante 2014, estimou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) nesta segunda-feira.
O resultado representará uma diminuição de ritmo ante a alta de 5% nas operações de créditoprevista pela entidade para este ano.
Em comunicado, a Fecomercio-SP lembrou que essas operações estavam em expansão desde março de 2011, quando o Banco Central adotou nova metodologia para calculá-las.
Um dos principais pilares para o aumento do consumo, o crédito vem ficando mais caro no país, com a taxa básica de juros sendo elevada para conter o avanço da inflação. Na última semana, oBanco Central elevou a Selic em 0,5 ponto percentual, a 11,75% ao ano, ao maior nível em mais de três anos.
A Fecomercio-SP estimou que juros, inflação e pessimismo continuão "castigando a economia" no próximo ano, desenhando um cenário de "certo pessimismo".
Para a massa de rendimentos, a expectativa é de repetição do crescimento visto neste ano, com ganho de 1%. Já para as contratações no varejo, a entidade vê a manutenção do "ritmo lento" observado neste ano, na esteira de um pior desempenho das vendas.

Fonte: www.aserc.org.br

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Orçamento da União para 2013 é publicado no 'Diário Oficial'

O Orçamento da União para o ano de 2013 foi publicado nesta sexta-feira (5) no "Diário Oficial". O texto havia sido sancionado nesta quinta (4) pela presidente Dilma Rousseff, sem vetos com relação ao que foi aprovado no Congresso.

Notícias Gerais, por Redação

Governo seguirá tomando medidas sobre o câmbio, diz Mantega

As famílias brasileiras gastam, em média, R$ 50,16 mensais com viagens esporádicas, ou seja, deslocamentos fora da rotina para outras cidades, de acordo com dados entre 2008 e 2009 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Esperança por estímulos dita ritmo da recuperação nos mercados

Mesmo sem notícias positivas, os mercados financeiros globais vivem uma quarta-feira de recuperação. Após fortes quedas recentes, os preços baixos de ações atraem compradores, impulsionando os índices das principais bolsas no mundo.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa segue otimismo das bolsas internacionais e abre em alta de 0,85%

Após a forte queda de 1,88% na véspera, o Ibovespa volta ao campo positivo no início da sessão desta quarta-feira (11), seguindo o bom humor registrado nas bolsas pelo mundo e apresenta valorização de 0,85%, aos 62.264 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa estende ganhos e sobe mais de 1%

O Ibovespa dá prosseguimento aos ganhos acumulados no pregão de ontem e opera em alta na manhã desta terça-feira, que marca a retomada dos negócios nas principais praças acionárias estrangeiras.

Deixe seu Comentário:

=