Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/03/2012

Inflação controlada dá mais poder à política monetária brasileira, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a taxa de juro brasileira caminha a "patamares mais normais", em referência ao ajuste para baixo em 0,75 ponto no patamar da Selic, para 9,75% ao ano. Essa declaração foi feita em audiência pública na CAE (comissão de Assuntos Econômicos) realizada nessa terça-feira (13) no Senado Federal.

Para o ministro, a inflação está sob controle, o que dá mais poder para as autoridades monetárias, como o Banco Central, realizarem as suas políticas de forma mais efetiva, além de permitir maior flexibilidade à política fiscal.  Mantega reiterou ainda que a economia mundial deve apresentar desaceleração em 2012, o que deve afetar o crescimento econômico dos países emergentes.

Ainda de acordo com Mantega, o Brasil  apresenta um resultado fiscal bastante sólido, dando condições para o uso destes recursos fiscais caso seja necessário. A intenção do governo é acelerar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,7% em 2011 para 4,5% em 2012.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Princípios para Sustentabilidade em Seguros - Da teoria para a prática

O encontro que ocorre nesta quarta-feira dará a chance de o mercado conhecer melhor os termos dos PSI e encaminhar, via grupos de trabalho, propostas para serem implementadas pelo mercado em prol do crescimento sustentável.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva inflação e mantém previsão de PIB em 2012

Em meio a um compasso de espera por mais indicadores domésticos e diante de uma melhora do cenário internacional, o mercado manteve suas perspectivas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e para a Selic neste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem maior taxa do cartão de crédito entre países da América Latina

Apesar das recentes quedas na Selic, o Brasil tem a maior taxa média de juros nas operações com cartão de crédito na comparação com seis países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México).

Notícias Gerais, por Redação

Dólar passa a subir mais de 1% nesta quarta-feira

O dólar acelerava a alta na tarde desta quarta-feira (28), avançando mais de 1%, com o aumento da aversão a risco no mercado externo na penúltima sessão do ano.

Deixe seu Comentário:

=