Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/11/2014

Indústria está confiante pelo segundo mês consecutivo, aponta FGV

A confiança da indústria melhorou pelo segundo mês consecutivo com uma avaliação mais positiva dos empresários a respeito das condições atuais do setor. As expectativas quanto ao futuro, contudo, tiveram leve deterioração. Os dados constam da prévia da "Sondagem da Indústria de Transformação", da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta sexta-feira (21).
 
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 3,9% na prévia de novembro, em relação ao resultado final de outubro,a considerando-se dados livres de influência sazonal. Se confirmado, esse resultado leva o indicador aos 85,8 pontos, maior nível registrado desde junho. Apesar da melhora, o índice ainda segue bem abaixo da média dos últimos 60 meses, de 103,7 pontos.

O resultado da prévia de novembro foi determinado pela melhora do Índice da Situação Atual (ISA) que, após cinco quedas consecutivas, avançou 8,8% em relação a outubro, atingindo 86,3 pontos, também o maior nível desde junho. Em contrapartida, o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,7%, para 85,3 pontos.

Na comparação com novembro do ano passado, o índice de confiança (ICI) ainda tem queda experssiva, de 13,8%, mas menor que a registrada em outubro, de 15,8%. O mesmo ocorre com o indicador de situação atual, que recua 13,6%, após queda de 19,2% em outubro. Já o índice de expectativa recua mais: 13,9% em novembro, após queda de 12,2% em outubro.

A sondagem também mostrou que a indústria está menos ociosa. A prévia do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) indica alta de 1,0 ponto percentual, para 83,0%, retornando, assim, ao nível de setembro.

Para a prévia de novembro de 2014 foram consultadas 781 empresas entre os dias 03 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima quarta-feira, dia 26 de novembro.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Capitalização registra crescimento no primeiro mês do ano

Segundo dados da FenaCap, Federação Nacional de Capitalização, o setor de capitalização encerrou o primeiro mês de 2013 registrando um crescimento no faturamento de 20,3% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando o total de R$ 1,46 bilhão arrecadados.

Notícias Gerais, por Redação

Para brasileiro, situação na Síria piorou dos dois lados

A Comissão Independente de Investigação da ONU sobre a Síria, que prepara novo relatório a ser entregue em 12 de março ao Alto Comissariado para Direitos Humanos, considera que a violência aumentou pelo maior acesso às armas também por opositores ao regime.

Deixe seu Comentário:

=