Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/07/2011

Índice de Preços ao Produtor de maio recua e registra deflação de 0,55%

 

SÃO PAULO - O IPP (Índice de Preços ao Produtor) da indústria de transformação registrou deflação no último mês de maio, marcando variação de -0,55%, resultado 0,83 ponto percentual inferior ao que foi registrado em abril (0,28%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice de maio deste ano foi 1,02 ponto percentual menor. Além disto, no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa de variação dos preços registrada pelo IPP é de 5,60%, 1,08 ponto percentual menor que a apresentada em abril. Por fim, no acumulado de 2011, a variação chegou a 1,13%.
 
Alimentos pressionam
Segundo o IBGE, 13 das 23 atividades pesquisadas tiveram altas de preços em abril, com as variações mais fortes sendo registradas em equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com -2,35%, e boracha e plástico, com -2,15%.
 
Por outro lado, a redução no resultado do índice foi continua sendo motivada principalmente pelos alimentos, que desta vez contribuíram com uma queda de 0,36 ponto percentual do índice, ao registrarem deflação de 2,01% no mês passado. Outro item que teve expressiva contribuição para a queda do resultado do IPP foi refino de petróleo e produtos de álcool, com influência negativa de 0,23 ponto percentual.
 
Entenda o índice
O IPP, que inicialmente acompanhará as indústrias de transformação, tem como objetivo medir a mudança média dos preços de vendas dos produtores domésticos de bens e serviços. A pesquisa é feita junto a 1.400 empresas e considera os preços recebidos pelo produtor, descontados os impostos, tarifas e fretes.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 05.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Senado vai devolver IR sonegado de 14º e 15º salários

Em reunião da Mesa Diretora do Senado na tarde desta terça-feira, os membros do colegiado decidiram que a Casa vai devolver à Receita Federal o valor que deveria ter sido recolhido pelo imposto de renda sobre os chamados 14º e 15º salários.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma veta uso do fundo de investimento do FGTS na Copa-2014

A presidente Dilma Rousseff vetou a aplicação de recursos do Fundo de Investimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em obras das cidades-sedes da Copa-2014 e da Olimpíada do Rio-2016.

Notícias Gerais, por Redação

Governo reduz projeção de crescimento em 2011 a 3,8%

O governo revisou para baixo a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) para 2011. Segundo o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 5º bimestre de 2011, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Ministério do Planejamento, a previsão do crescimento em 2011 cai de 4,5% para 3,8%.

Deixe seu Comentário:

=