Publicado por Redação em Previdência Corporate - 09/08/2012

Incluir autônomos na Previdência Social é o maior desafio do Brasil na área, diz Ipea

Em 2009, 10,7 milhões de trabalhadores autônomos não tinham proteção previdenciária

Mesmo com uma série de medidas para motivar a contribuição de prestadores de serviço e pequenos empresários à Previdência Social, o Brasil ainda apresenta um déficit de cobertura, segundo o estudo “Políticas sociais: análise e acompanhamento”, lançado hoje (8) pelo Instituto de Pesquisa Economia Aplicada.

Em 2009, existiam no país 10,7 milhões de trabalhadores por conta própria sem proteção previdenciária no país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), utilizada pelo estudo. Apenas 3 milhões de autônomos contribuíam com a previdência no mesmo ano.

“Temos ainda uma grande parcela da população em idade ativa sem proteção. Incluir essas pessoas é um desafio grande para o país”, afirmou o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão, responsável pelo estudo. “Ampliar o mercado formal e o emprego com carteira assinada é o melhor caminho para isso.”

Em geral, os excluídos da Previdência Social são, de acordo com o estudo, “aqueles que exercem suas atividades no meio urbano e auferem rendas baixas e instáveis”, além de trabalhadores de empresas de porte muito pequeno.

O estudo destaca, no entanto, que o governo brasileiro tem tomado medidas para incluir mais trabalhadores na Previdência Social. As principais são simplificações no procedimento de recolhimento e a regularização de autônomos como microempreendedores individuais. 

“Essas medidas não têm produzido grandes efeitos em termos de aumento da arrecadação previdenciária, uma vez que o principal incentivo que elas oferecem à filiação de trabalhadores é justamente a redução no valor das contribuições”, aponta o texto, destacando ainda que é fundamental produzir dados sistemáticos sobre o tema para acompanhar e monitorar a inclusão de trabalhadores na previdência.

Fonte: www.redebrasilatual.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Idade do contribuinte não desobriga a fazer declaração do IR

A idade do contribuinte não é fator que desobriga a entrega da declaração do Imposto de Renda – as condições para deixar de entregar o documento estão relacionada apenas a fatores como rendimento ou valor de bens no nome da pessoa, afirmam especialistas ao G1.

Previdência Corporate, por Redação

IR: saiba o que fazer se acha que ficou na Malha Fina

Com a liberação do primeiro lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), os contribuintes que não foram listados neste lote acabam se preocupando se caíram ou não na malha fina.

Previdência Corporate, por Redação

Classe C impulsiona setor de previdência privada no País

O combate ao chamado mercado marginal, como é chamado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) o segmento formado por cooperativas e associações que vendem produtos similares ao seguro, vem sendo tratado como prioridade pela nova diretoria do órgão, conforme revela o superintendente Luciano Portal Santanna.

Deixe seu Comentário:

=