Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/03/2011

Hospital Santa Paula adapta gestão para iPad

O Hospital Santa Paula, localizado na zona sul de São Paulo, integrou seu sistema interno de controle do centro cirúrgico ao iPad - dispositivo em formato tablet produzido pela Apple.

A princípio, quatro aparelhos foram disponibilizados, neste mês de março, para a equipe comercial e diretoria clínica da instituição. No entanto, o hospital já trabalha para integrar a gestão de outras áreas ao iPad e, dessa forma, disponibilizá-lo para outros profissionais.

Atualmente, os gestores conseguem ter acesso, de forma remota, a consultas referente a cirurgias agendadas, com detalhamento administrativo do seu andamento como, por exemplo, quais procedimentos e materiais serão realizados.

"Acompanhamos tudo em tempo real e de qualquer lugar. A distância acabava criando uma margem de risco maior. Agora, podemos resolver de prontidão problemas de cirurgias que não foram autorizadas pelo convênio, por exemplo", explica o diretor comercial do hospital, Roberto Schahin.

Futuro próximo

O Santa Paula vislumbra um futuro prospero para a solução e, para isso, já está desenvolvendo novas aplicações das quais será possível acompanhar seus indicadores de produção: ocupação hospitalar, dados dos pacientes internados, faturamento, estoque, entre outros.

Segundo Schahin, tal avanço deve entrar em funcionamento ainda em março. A equipe de TI do hospital é a responsável pela convergência dos sistemas internos para o dispositivo.

Outro projeto também em andamento é o uso do tablet pela área clínica e assistencial. "A ideia é que todos possam prescrever e evoluir o paciente da beira do leito. Ou seja, tudo o que é descrito no prontuário eletrônico nos balcões de enfermagem poderá ser feito ao lado do internado", diz Schahin.

A previsão é de um investimento de aproximadamente R$ 200 mil, contemplando cerca de 120 aparelhos distribuídos pelos andares.

"Quanto menor a necessidade de transcrição maior é a segurança para o paciente. Com isso, ganhamos eficiência. O retorno está atrelado à economia do retrabalho, agilidade de atendimento e otimização da mão de obra", afirma o diretor.

O próximo passo é também adaptar a gestão para o iPhone. "Muitos médicos já têm o seu iPhone e, em breve, poderão utilizá-lo para o controle das informações também", diz.

De acordo com o executivo, o maior desafio do projeto foi mapear quais seriam os indicadores necessários para integrá-los aos dispositivos.

"Essa integração tecnológica á uma tendência e enxergamos isso como algo positivo. Nosso negócio é 24 horas e, portanto, temos que ter informação 24 horas", afirma.

Fonte: web.infomoney.com.br | 04.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos alertam população para cuidados básicos com a saúde no carnaval

O carnaval começa oficialmente na próxima sexta-feira (8), mas vários blocos já vêm arrastando multidões por todo o país desde janeiro. Preocupados com a saúde desses foliões, médicos do Rio de Janeiro fazem um alerta: é preciso não esquecer os cuidados básicos com a saúde nesse período.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo acrescenta 11 procedimentos cirúrgicos oncológicos na tabela do SUS

O Ministério da Saúde anunciou ontem (2) a inclusão de 11 procedimentos cirúrgicos oncológicos na tabela do SUS (Sistema Único de Saúde).

Saúde Empresarial, por Redação

Cartões SUS poderão ser fornecidos pelos planos de Saúde

As operadoras de planos de saúde vão poder fornecer o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS),aos beneficiários que ainda não possuem o registro.

Deixe seu Comentário:

=