Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/12/2011

Hospitais da rede pública usarão robô em cirurgias

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, será o primeiro hospital da rede pública do país a usar tecnologia robótica em cirurgias. Segundo Inca, o robô deve chegar entre janeiro e fevereiro de 2012. O projeto será implantado no primeiro semestre do ano que vem.

Atualmente no Brasil este procedimento é apenas realizado em hospitais particulares e esse pode ser o primeiro passo para a popularização das cirurgias robóticas. Hoje, há apenas quatro robôs no Brasil, todos na cidade de São Paulo: um no Albert Einstein, dois no Sírio-Libanês (sendo um para treinamento) e outro no Hospital Oswaldo Cruz.

“Quando o robô for para Sistema Único de Saúde (SUS) e treinarem residentes, aí sim teremos mais cirurgiões especializados. O pessoal mais velho não tem tempo e paciência, não quer parar tudo e estudar fora", afirma Carlo Passerotti, coordenador da cirurgia robótica no Hospital Oswaldo Cruz.

O robô tem seu uso impulsionado pela cardiologia, urologia, principalmente em cirurgia de câncer de próstata, tórax e para retirar tumores da cabeça e do pescoço. Em 2008, foram feitas cerca de 160 cirurgias robóticas em hospitais particulares no Brasil. Neste ano, o número chegou a 611. O total de cirurgias em quatro anos está ao redor de 1.700.

Fonte:primeiraedicao.com.br|06.12.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Começa 2ª etapa da ação da Força Nacional do SUS no RS

O Ministério da Saúde apresentou, nesta quinta-feira (31), a segunda etapa do plano de atendimento a familiares e vitimas do incêndio ocorrido no último domingo (27), na boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Deixe seu Comentário:

=