Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/09/2011
Grupo testa transfusão de hemácias produzidas em laboratório
Pesquisadores em Paris realizaram com sucesso uma transfusão de glóbulos vermelhos (hemácias) produzidos em laboratório a partir de células-tronco.
Há pesquisas anteriores que envolvem a geração de células sanguíneas a partir de células-tronco --o sangue sintético--, mas esta seria a primeira a mostrar que elas podem sobreviver ao serem injetadas no corpo humano.
A descoberta pode levar à criação, no futuro, de suprimentos de sangue individualizados --no experimento, o doador das células-tronco e o receptor das células criadas em laboratório eram a mesma pessoa.
Com isso, em tese, não haveria o risco de se utilizar produto contaminado em transfusões e nem seria necessário alimentar bancos de sangue com antecedência às intervenções cirúrgicas, por exemplo.
"Produzir uma cultura de glóbulos vermelhos é promissor, já que outras tentativas de se criar fontes alternativas [de sangue] não foram bem-sucedidas", comentou o autor principal do estudo, Luc Douay, professor de hematologia da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris.
O estudo está na edição de 1º de setembro da revista "Blood".
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 06.09.11