Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/08/2012
Grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre: Pronto para operar com microsseguros
Revisão de portfólio e experiência com correspondentes bancários colocam a companhia na liderança dos seguros para as classes populares
Com base em bem-sucedidas experiências com produtos populares, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE está se preparando para colocar no mercado os primeiros seguros voltados à população de baixa renda.
Detentor do maior portfólio de produtos de baixo tíquete e pioneiro no lançamento de soluções de seguros populares, a exemplo do Plano de Amparo Social Imediato (PASI) – um seguro de vida destinado ao trabalhador há 21 anos no mercado, que hoje conta com mais de 700 mil segurados e 2,4 milhões de beneficiários –, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL MAPFRE já possui produtos em fase de desenvolvimento, de acordo com as regras definidas nas recentes circulares.
O anúncio foi feito hoje, durante o seminário “Microsseguros e Microcrédito, Fatores de Inclusão Social”, promovido pelo jornal Valor Econômico com patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.
“Os nossos produtos de microsseguros estão prontos para serem lançados. Temos mais de 30 produtos em nosso portfólio que têm como foco as classes populares e um dos nossos projetos para democratização de microsseguros foi selecionado pela Fides (Federação Interamericana de Seguradoras) e será subvencionado pela federação. A estratégia do projeto consiste em pesquisa de campo, desenvolvimento e aplicação de microsseguros para atender às necessidades das classes D e E”, ressalta Bento Zanzini, diretor-geral de Vida do GRUPO SEGURADOR BANCODO BRASIL E MAPFRE
Segundo Maria Augusta de Queiroz Alves, responsável pela área de microsseguros da Susep presente no evento, “a superintendência já pode receber pedidos de autorização das seguradoras para operar com microsseguros e para isso é necessário enviar uma carta de autorização com um plano de negócios”. Para ela, a nova modalidade de seguro é acessível a mais de 70 milhões de pessoas hoje vulneráveis a riscos.
Estão no foco do GRUPO BB E MAPFRE os seguros populares de Pessoas, Agrícola, Danos e outras modalidades voltadas a pequenos produtores rurais. A distribuição dos produtos continuará focada na estratégia multicanal, que prevê a distribuição dos produtos via corretores, rede bancária e parcerias com redes de varejo, correspondendo a mais de 25 mil pontos de distribuição em todo país.
Um dos seguros do GRUPO BB e MAPFRE comercializado na rede de varejo é o “Vida Protegida Premiada”. O seguro custa R$ 79,90 por ano (equivalente a R$ 0,22 dia) e inclui diversas coberturas e assistências, como acidentes pessoais, diárias por internação hospitalar, cesta básica, desconto em remédios nas farmácias das redes conveniadas, além de sorteios mensais no valor líquido de R$ 5 mil.
Outro produto comercializado com grande sucesso é o Seguro Crediamigo, operação lançada em 2008 que conta com cerca de 150 mil segurados. O Crediamigo é um seguro de Vida com coberturas de morte, acidentes pessoais, auxílio-funeral e capitalização. A rede de distribuição do Crediamigo atende a mais de 1.800 municípios em toda a área de atuação do BNB – região Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, além das capitais RJ, BH e Brasília. A equipe de mais de 1 mil agentes do banco realiza o atendimento.
Já pelo canal bancário, dois produtos de destaque são o “BB Proteção” e o “BB Seguro Vida”, que podem ser adquiridos a partir de R$ 6,49 mensais nas agências e nos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil. “Por meio de planos competitivos e acessíveis, nossos produtos de microsseguros oferecerão coberturas para os riscos mais significativos para o segmento de baixa renda, além de um conjunto de benefícios, que atendem às principais aspirações das famílias”, explica Zanzini.
Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é o maior nos ramos em que atua, com 5 mil colaboradores, mais de 20 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias, e 25 milhões de clientes. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente (presença em 95% do território nacional) e distribuição multicanal. Em 2011, seu primeiro ano de atuação no mercado, o GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE atingiu a marca de R$ 9,6 bilhões em prêmios. É líder em Vida e Rural, com 17,8% e 60% de market share, respectivamente, e detém a segunda posição em Automóvel (14,6%) e Seguros Gerais (14,9%). O Grupo atua, ainda, nos segmentos de Grandes Riscos, Habitacional e Affinities
Fonte: Cqcs