Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/01/2012
Governo vai cumprir meta fiscal, diz Nelson Barbosa
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem que o governo vai cumprir a meta fiscal deste ano, uma economia de 3,1% do PIB.
Segundo ele, o governo voltará a reduzir as despesas com o funcionalismo federal. Em 2011, até novembro, o governo diminuiu os gastos com folha salarial do equivalente a 4,31% do PIB (Produto Interno Bruto) para 4,25%.
Isso, argumenta Barbosa, deverá neutralizar o aumento dos gastos com a Previdência Social provocado pelo reajuste de 14% do salário mínimo.
Além disso, diz o secretário, o governo espera um aumento da arrecadação de impostos, como resultado do maior crescimento da economia.
A Fazenda prevê que o Brasil crescerá entre 4% e 5% neste ano. Analistas do mercado financeiro, de acordo com pesquisa do BC, projetam expansão menor, de 3,3% em 2012.
Barbosa confirmou que técnicos já calcularam o corte do Orçamento que será sugerido à presidente Dilma Rousseff. Mas evitou adiantar números.
Segundo ele, na semana que vem, os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) discutirão oficialmente assunto e a decisão será anunciada até o fim do mês. Nos bastidores, fala-se que o governo irá cortar R$ 60 bilhões neste ano, mais do que os R$ 50 bilhões anunciados em 2011.
Fonte:www1.folha.uol.com.br|13.01.12