Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/01/2012

Governo vai cumprir meta fiscal, diz Nelson Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem que o governo vai cumprir a meta fiscal deste ano, uma economia de 3,1% do PIB.

Segundo ele, o governo voltará a reduzir as despesas com o funcionalismo federal. Em 2011, até novembro, o governo diminuiu os gastos com folha salarial do equivalente a 4,31% do PIB (Produto Interno Bruto) para 4,25%.

Isso, argumenta Barbosa, deverá neutralizar o aumento dos gastos com a Previdência Social provocado pelo reajuste de 14% do salário mínimo.

Além disso, diz o secretário, o governo espera um aumento da arrecadação de impostos, como resultado do maior crescimento da economia.

A Fazenda prevê que o Brasil crescerá entre 4% e 5% neste ano. Analistas do mercado financeiro, de acordo com pesquisa do BC, projetam expansão menor, de 3,3% em 2012.

Barbosa confirmou que técnicos já calcularam o corte do Orçamento que será sugerido à presidente Dilma Rousseff. Mas evitou adiantar números.

Segundo ele, na semana que vem, os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) discutirão oficialmente assunto e a decisão será anunciada até o fim do mês. Nos bastidores, fala-se que o governo irá cortar R$ 60 bilhões neste ano, mais do que os R$ 50 bilhões anunciados em 2011.

Fonte:www1.folha.uol.com.br|13.01.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil deve recuperar posto de 6ª maior economia em 2013, mostra FMI

Em 2012, país voltou a perder a posição para o Reino Unido. Previsão do fundo é que PIB brasileiro supere o da França em 2016.

Notícias Gerais, por Redação

Funcionários felizes rendem mais para a empresa; confira

Uma empresa americana chamada MEC ofereceu a um grupo de trabalhadores de seu escritório em Nova York uma oficina sobre a felicidade, informou a revista Fast Company.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil inicia 2012 com saída de dólares, informa Banco Central

O Banco Central informou nesta quarta-feira (11) que o Brasil iniciou o ano de 2012 com mais saída do que entrada de dólares. Na parcial da semana passada, a primeira deste ano,

Notícias Gerais, por Redação

PSD fragiliza bases da oposição no NE para eleição 2012

O PSD (Partido Social Democrático) se tornou uma linha auxiliar dos aliados da presidente Dilma Rousseff no Nordeste, atraindo ex-oposicionistas e fortalecendo o governo nas eleições de 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma diz que vai manter meia-entrada na Copa do Mundo-2014

Antes de se reunir com representantes da Fifa nesta segunda-feira, em Bruxelas, na Bélgica, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que pretende resistir à pressão da entidade e não recuar da decisão de permitir a meia-entrada nos jogos da Copa do Mundo-2014.

Deixe seu Comentário:

=