Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/05/2012

Governo pode reduzir projeção do PIB para 4%, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que a projeção oficial de crescimento da economia pode ser reduzida de 4,5% para 4% neste ano caso haja um "estresse maior" no cenário internacional.

Ele afirmou que nesta situação o Brasil poderá ter um crescimento 1 ponto percentual menor do que o esperado, apesar de os especialistas de mercado projetarem um número de 3,2%, segundo dados do Banco Central.

Em audiência na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), do Senado, o ministro disse ainda que o governo estuda medidas para reduzir a inadimplência no pagamento de empréstimos no país.

"Temos como reduzir essa inadimplência com uma nova liberação de crédito. Temos mecanismos para reestruturar essa inadimplência e nós estamos pensando em novas medidas que permitam isso", afirmou, sem detalhar as novas ações.

Segundo Mantega, as medidas anunciadas ontem, juntamente com os cortes nas taxas de juros e outras ações adotadas contribuirão para estimular o crescimento econômico. O ministro ressaltou que novas medidas poderão ser tomadas, como a liberação de mais depósitos compulsórios --dinheiro que os bancos têm que deixar depositado no Banco Central-- para aumentar o volume de crédito.

"São desafios permanentes, a economia brasileira tem sempre que enfrentar esse desafio de reduzir o custo financeiro e temos que buscar sempre reduzir o custo tributário, porém em um momento de crise, esse desafio se torna mais importante. Temos ainda uma margem grande de redução que pode ser feia do custo financeiro ao consumidor brasileiro", completou.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Operação Baixas Temperaturas - São Paulo

Durante o período da operação, o serviço de acolhimento da população de rua caracteriza Estado de Emergência sempre que a temperatura for igual ou menor que 13 graus centígrados.

Notícias Gerais, por Redação

Menor sob guarda judicial é dependente dos avós?

Nem sempre quem cuida do filho são os pais, mas os avós. Esses às vezes tomam a dianteira da criação dos netos e se responsabilizam pela educação, inclusive os gastos. Principalmente quando os avós detém a guarda judicial deles.

Notícias Gerais, por Redação

Nova taxa básica de juros será conhecida hoje

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central define, nesta quarta-feira (29), a nova taxa básica de juros, a Selic, utilizada como referência para o custo dos empréstimos aos consumidores e empresas.

Deixe seu Comentário:

=