Publicado por Redação em Dental - 24/05/2012

Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal

Escovar os dentes corretamente pode evitar várias doenças. Bruxismo tem causa emocional e é sinal de cansaço e estresse.

A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.

Existem várias doenças que se desenvolvem no organismo pela falta de higiene bucal, que podem se desenvolver por falta de escovação. Certas doenças dão sinais da existência de alguma lesão na boca. A afta, por exemplo, pode indicar uma baixa resistência do organismo. Ela surge quando o sistema imunológico está fraco por algum motivo, como é o caso das pessoas que fazem radioterapia.

A gengivite, vermelhidão na gengiva, é sinal de grande acúmulo de bactérias, que provoca uma inflamação. Ela atinge uma a cada três pessoas e é causada pela falta de higiene. Já o herpes é causado por um vírus e indica que alguma coisa no organismo não vai bem. Pode ser um momento de estresse enfrentado ou queda na resistência também.

O bruxismo também tem causa emocional. É um sinal de cansaço e de estresse. Já algumas manchas brancas podem aparecer na bochecha e na língua. Normalmente as lesões sangram e causam dor e, a cura, só por meio de cirurgia. O mais preocupante é que se não solucionadas elas podem até se transformar em um câncer. As manchas são comuns em pacientes com Aids.

As visitas do personal trainner Cléber Alves ao dentista são muito mais frequentes depois de sofrer anos com o bruxismo, que é o hábito de raspar ou apertar os dentes. Ele procurou tratamento e acabou percebendo que além de cuidar muito bem do corpo, a saúde começa também pela boca.

Fonte: G1


Posts relacionados

Dental, por Redação

Quem repara num sorriso bonito?

Ainda mais se o rosto tem uma pele bem tratada, moldurados por lábios bem delineados que formam um conjunto perfeito, mas isso tudo passa longe de ser uma simples preocupação estética para ser uma questão de saúde.

Dental, por Redação

30% dos casos de câncer de boca estão ligados ao HPV

Levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, 30% dos pacientes operados em decorrência de tumores que afetavam a região da cabeça e pescoço, desenvolveram o câncer em decorrência de infecção pelo papiloma vírus humano (HPV).

Deixe seu Comentário:

=