Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/09/2011
GE investe US$ 1 bilhão em novas soluções para o câncer
A GE Healthcare anunciou nesta quinta-feira (15) que vai dedicar US$ 1 bilhão de seu orçamento em pesquisa e desenvolvimento para o diagnóstico por imagem de cânceres e serviços de imagens moleculares, assim como para a fabricação de biofármacos.
De acordo com a companhia, o investimento simboliza a luta global da GE contra o câncer. Em comunicado, a GE afirma que o montante vai permitir à empresa trazer as ideias do mercado mais promissoras, desencadear tecnologias que melhorem a precisão do diagnóstico e capacitar os médicos e pacientes com melhor informação.
“Estamos comprometidos com a luta contra o câncer. No entanto, com uma doença tão complexa e multifacetada como o câncer, as soluções precisam ser igualmente multifacetadas e ainda mais integradas, combinando imagem, diagnóstico molecular e TI “, disse John Dineen, presidente e CEO da GE Healthcare.
A incidência de câncer aumenta drasticamente no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, as taxas podem aumentar em 50%, levando a 15 milhões de novos casos em 2020.
Nos últimos anos, a GE ampliou significativamente sua presença na área de oncologia através de aquisições estratégicas, incluindo Amersham plc. (2004), Biacore International AB (2006), Wave Biotech LLC (2007), MicroCal LLC (2008), Clarient (2010) e Applied Precision (2011) e uma joint venture Omnyx (2009).
“A integração da GE com soluções de imagens, análises moleculares, diagnósticos, e de TI em saúde está ajudando a criar tecnologias que podem ser usadas tanto em um hospital moderno quanto em uma unidade de pequeno porta”, afirmou, em comunicado, o vice-presidente da vertical saúde da GE, Mike Harsh.
O investimento vai se concentrar no desenvolvimento de novas soluções. Algumas presentes no mercado ou em desenvolvimento :
• Biomarcadores: Os negócios da GE Clarient fornecem testes de diagnóstico para patologistas e oncologistas entenderem a natureza de um câncer.
Clarient está investigando um biomarcador novo, TLE3, com objetivo de identificar os pacientes que não respondem à terapia. TLE3 está sendo desenvolvido para o câncer de mama, câncer de pulmão e câncer de ovário.
• Patologia molecular: cientistas GE Global Research estão trabalhando em uma tecnologia de diagnóstico de câncer exclusiva, chamada “multiplexing”, que gera uma imagem mais nítida de tumores específicos.
• Câncer de pesquisa: tecnologias da GE para a pesquisa em Ciências da Vida são utilizadas em laboratórios de pesquisa de câncer em todo o mundo para avançar na compreensão dos mecanismos moleculares responsáveis pelo tumor.
• Fabricação de produtos biofarmacêuticos: Produtos biotecnológicos e serviços são utilizados na fabricação da maioria dos biofármacos aprovados pelo FDA e são importantes para o desenvolvimento de novas terapias contra o câncer.
• Hyperpolarizer: Em colaboração com a Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF), GE Healthcare e GE Global Research estão desenvolvendo novos C13 para imagens metabólicas. Pesquisadores da universidade acabam de anunciar os resultados de um estudo pioneiro do câncer de próstata utilizando a tecnologia C13, onde imagens metabólicas em tempo real foram realizadas pela primeira vez. Um membro da equipe de pesquisa UCSF descreve-o como uma abordagem inovadora para a compreensão das margens de precisão de um tumor, o quão rápido o tumor está crescendo e como ele responde ao tratamento.
• Conectado com o fluxo de trabalho oncológico: MD Connect é uma nova solução thin-client projetada para a oncologia, que aborda a necessidade de um fluxo de trabalho contínuo de digitalização para a eficácia do tratamento através de monitoramento. MD ajuda a melhorar a produtividade através da continuidade de tratamento do câncer. Alimentado pelo Servidor AW GE, permite o acesso aos aplicativos de oncologia a partir de praticamente qualquer computador.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 16.09.11