Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/04/2011

Gastos com saúde devem aumentar

O País vai ver uma disparada nos gastos com saúde nos próximos anos em razão do aumento do número de idosos, aponta o estudo do Banco Mundial. Por causa disso e de mudanças de comportamento social que reduzirão o número de familiares dispostos a cuidar de parentes da terceira idade, a instituição calcula que será necessário o dobro de acompanhantes de idosos até 2020 e o quíntuplo até 2040.

Além disso, a formação em medicina terá de ser reorientada na direção de uma maior participação de profissionais dedicados a problemas da velhice no conjunto dos médicos.

Mas não são só os médicos que precisarão se preparar para lidar com essa fatia da população. No apartamento de Enaide de Abreu e Lima da Rosa, de 89 anos, o movimento durante a semana é intenso. Duas cuidadoras, empregada doméstica, fisioterapeuta, manicure e cabeleireiro se revezam para atender a pensionista, que mora com a filha no Flamengo, zona sul do Rio, e tem dificuldade de locomoção.

"Hoje só saio para festas e mesmo assim quando valem a pena", brinca Enaide logo após terminar uma série de exercícios acompanhada pela fisioterapeuta Waleska Viana Bezerra, 29. A profissional, que vai duas vezes por semana à casa da pensionista, afirma que, na clínica em que atua no centro do Rio, a demanda de pacientes idosos cresceu cerca de 30% nos últimos três anos. "Esse número vem aumentando há algum tempo, mas ultimamente tem sido mais expressivo", afirma.

Para ela, a maior procura é resultado de famílias cada vez menores e que não podem abrir mão de suas carreiras para dedicar-se exclusivamente ao cuidado de parentes idosos. "Nosso trabalho é importante para que essas pessoas possam manter a sua independência", resume.

Fonte: www.skweb.com.br | 07.04.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Descoberta estranha mutação genética vinculada a Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma estranha mutação genética que parece triplicar o risco de desenvolver Alzheimer e proporciona importantes pistas sobre como funciona esta enfermidade, incurável até o momento.

Saúde Empresarial, por Redação

Sinais, tratamentos e pesquisas: tire dúvidas sobre Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma das formas mais comuns de demência. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer ¿ Regional São Paulo, estima-se que, em todo o mundo, mais de 35 milhões de pessoas sejam afetadas por ela e, no Brasil, mais de um milhão.

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba como se tornar uma pessoa muito saudável

Se tornar uma pessoa saudável pode não ser uma tarefa fácil para aquelas que não dedicam tempo aos exercícios e não têm uma alimentação adequada, por mais que ela não seja alguém aparentemente gorda.

Deixe seu Comentário:

=