Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/08/2011

Fundos de investimento e poupança são aplicações preferidas dos brasileiros

SÃO PAULO - Os fundos de investimentos  e a caderneta de poupança são as aplicações financeiras mais procuradas pelos brasileiros. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Assaf, antecipado ao portal InfoMoney, de dezembro de 2009 a junho de 2011, o estoque das aplicações nos fundos de investimentos aumentou 26,5%, enquanto o estoque da caderneta de poupança teve aumento de 21,45%.
 
Os estoque dos depósitos a prazo (que incluem os CDBs), por sua vez, aumentaram 18,4% e os fundos de ações, 7,7%. Os fundos extramercado* ficaram praticamente estáveis.
 
Entre os fundos de investimentos, foram considerados os fundos cambial, curto prazo, renda fixa, multimercado, referenciado “e outros fundos ainda não enquadrados nas classes instituídas pela Instrução CVM  nº 409, de 18 de agosto de 2004”.
 
Já na classe fundos de ações estão os fundos de investimento em ações, os fundos de investimento em títulos e valores mobiliários (FITVM)  e fundos mútuos de privatização (FMP-FGTS).
 
Rendimento
Segundo o levantamento, que levou em consideração dados do Banco Central, no mesmo período, a poupança obteve rendimento de 11,37%, enquanto os fundos de investimentos de renda fixa tiveram ganhos de 15,7%. Os extramercados, por sua vez, renderam 15,2% e os fundos de ações, 7,94%. Por fim,  os depósitos a prazo tiveram rendimentos médios de 14,1%.
 
* Fundos compostos por recursos de empresas públicas, administrados exclusivamente pelo Banco do Brasil, conforme Resolução nº 2.917, de 19/12/2001.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 02.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

MetLife é finalista no Top of Mind de RH

A MetLife, seguradora global com soluções em vida, previdência privada e planos odontológicos, é uma das cinco indicadas na categoria Assistência Odontológica da 16ª edição do prêmio Top of Mind Estadão de RH.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pelo IGP-10 desacelera para 0,42% em janeiro

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 0,42% em janeiro, após alta de 0,63% em dezembro, influenciado principalmente pela desaceleração dos preços no atacado, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Notícias Gerais, por Redação

Inflação dos idosos acelera e encerra segundo trimestre em 1,39%

De acordo com o IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), divulgado nesta quarta-feira (11) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a inflação para a população com idade acima de 60 anos encerrou o segundo trimestre do ano em 1,39%, acima da média nacional de 1,15%, para o mesmo período.

Deixe seu Comentário:

=