Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/07/2011
Fundos de ações emergentes têm sua pior semana de captação desde maio
SÃO PAULO – Em meio a diversas referências negativas, os fundos de ações das economias emergentes tiveram uma semana bastante ruim em termos de captação. Segundo a EPFR Global, esses fundos relataram entre os dias 21 e 27 de julho a menor entrada líquida de investimentos desde a metade de maio.
O relatório da consultoria, divulgados nesta sexta-feira (29), destacou o desempenho negativo dos fundos de ações Ásia “ex-Japão” e EMEA (Europa Emergente, Oriente Médio e África), que tiveram na semana um resgate líquido de US$ 58 milhões e US$ 54 milhões, respectivamente.
“As incertezas sobre o impacto na economia da China com o aperto no crédito doméstico, o possível rebaixamento [de rating] do seu principal devedor – os EUA – e os esforços para domar o setor imobiliário do país fizeram os fundos de ações da Grande China postarem outra semana de resgate, apesar dos dados recentes mostrarem que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) excedeu 9% no primeiro semestre de 2011”, explica a EPFR.
Ainda dentre os asiáticos, os fundos de ações indianos tiveram seu 12º resgate em 13 semanas, em meio ao aumento de 50 pontos-base na taxa de juros por parte do Banco Central local. Já os fundos voltados a aplicar no mercado acionário da África tiveram sua maior fuga de capital em 23 semanas, repercutindo as greves nas mineradoras da África do Sul e as preocupações com o programa de recapitalização do banco da Nigéria.
GEM e América Latina se salvam
Colaborando para manter positivo o saldo de investimentos, os fundos de ações da América Latina conseguiram interromper uma sequência de seis resgates, beneficiados pelos sinais positivos emitidos por Brasil e México no concerne de política monetária.
Por aqui, embora o Copom (Comitê de Política Monetária) tenha anunciado uma nova elevação no juro básico brasileiro durante o período – com a Selic ficando agora em 12,50% ao ano -, o comunicado divulgado após a decisão deixou no ar que o ciclo de aperto monetário possa estar perto do fim, trazendo os investidores de volta à renda variável.
Outro destaque positivo ficou com os fundos de ações GEM (Global Emerging Markets), beneficiados pelo seu perfil mais diversificado, explica a EPFR.
Fonte: web.infomoney.com.br | 29.07.11