Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/10/2011

Funcionários da Infraero encerram greve em Brasília e Guarulhos

Os funcionários da Infraero, empresa que administra os aeroportos, encerraram nesta manhã a paralisação nos aeroportos de Brasília e Cumbica, em Guarulhos (SP), prevista para durar até a meia-noite desta sexta-feira. A assembleia da categoria em Viracopos, em Campinas (SP), só será realizada à tarde.

De acordo com Samuel Santos, diretor financeiro e administrativo do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários), houve avanço nas negociações e o governo encaminhou propostas que são consideradas satisfatórias, na sua opinião. A greve em Brasília terminou por volta das 11h.

Já em Guarulhos, foi encerrada pouco depois do meio-dia, mas com resistência dos trabalhadores. No aeroporto de Cumbica, os funcionários da Infraero aceitaram retornar ao trabalho, mas vão permanecer em estado de greve até quarta-feira (26), quando deve acontecer uma reunião com o governo às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Wagner Bittencourt, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, representantes da secretaria-geral da Presidência, diretores da Infraero e representantes do sindicato dos aeroportuários deverão comparecer ao encontro.

A categoria só aceitou voltar ao trabalho imediatamente em Guarulhos quando Francisco Lemos, presidente do Sina, acenou com a possibilidade de operação padrão na liberação das aeronaves que entram e saem do pátio e admitiu que os trabalhadores não estariam articulados para paralisar tudo. Por conta disso, segundo deliberação na assembleia, os fiscais de pista vão liberar apenas um avião de cada vez, o que pode atrasar embarques e desembarques.

PROPOSTAS

Entre as propostas encaminhadas pelo governo estão a inclusão dos funcionários da Infraero nos debates sobre a possível privatização dos aeroportos e a aceitação de garantias de trabalho, como a representação sindical.

O governo também concordou em retomar as negociações com os trabalhadores sobre a questão da estabilidade em um possível novo modelo de concessão. Até então, os grevistas não haviam aceitado a proposta de estabilidade de até 24 meses e reivindicavam um período de cinco a dez anos. Segundo o diretor do Sina, as discussões serão reabertas.

"Isso é prova de que temos responsabilidade e vontade de discutir o tema seriamente. Propôs-se a discussão do tema, nós aceitamos", disse Santos.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 21.10.11

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Os melhores fundos para você investir

Inflação, novo patamar de juros, mercado de ações em baixa. Diante desse cenário, os fundos de previdência podem ser uma ótima opção para colocar o seu dinheiro

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: PIB foi fraco, mas brasileiro não sentiu crise

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que o baixo crescimento da economia brasileira no ano passado, de apenas 0,9%, não afetou diretamente a população.

Notícias Gerais, por Redação

Na Bovespa, saldo externo é positivo em R$ 1,8 bi em 2012

Os investidores estrangeiros retornaram com força à BM&FBovespa em dezembro, levando o saldo de recursos externos a ficar positivo em 1,82 bilhão de reais em 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Senado aumenta participação brasileira nas cotas do FMI

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira, o projeto que aumenta a cota de contribuição brasileira no Fundo Monetário Internacional (FMI) de 1,78% para 2,31% - um aumento de 0,53 ponto percentual na comparação com a reforma ocorrida em 2008 no fundo.

Deixe seu Comentário:

=