Publicado por Redação em Dental - 07/11/2012

Fuja dos causadores da hipersensibilidade

O que é hipersensibilidade dentinária?

A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.
 
A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo está uma ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio:
 
A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:
 
- Use uma escova de cerdas muito macias;
- Escove corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival;
- Tooth grinding – this may actually cause most or all of the teeth to feel sensitive
- Use um creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade;
 
O dentista pode:
- Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente;
- Prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário;
- Restaurar as áreas que perderam o esmalte;
 
No final, quer você precise de procedimentos em consultório ou somente em casa, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.
 
Fonte: Terra
 

Posts relacionados

Dental, por Redação

Prevenção é o melhor meio de preservar os dentes até a terceira idade

Segundo dados do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, idosos têm quase 26 dentes extraídos em média por pessoa, e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional.

Dental, por Redação

Chiclete, maçã e canela combatem mau hálito; saiba reduzir o problema

O mau hálito é um problema que está presente na vida de milhares de pessoas. Para minimizar o problema, sabe-se que a higiene bucal é imprescindível, sem esquecer-se do limpador de língua.

Dental, por Redação

Existe coroa sem metal?

Hoje, todos os problemas estéticos bucais podem ser resolvidos ou suavizados por tratamentos odontológicos, que, com o aprimoramento da tecnologia e do material empregado e o trabalho de profissional competente, proporcionam sorrisos perfeitos, personalizados,

Deixe seu Comentário:

=