Publicado por Redação em Dental - 28/02/2012

FUA anuncia campanha de saúde bucal

Com o passar dos anos descobertas científicas provaram que muitas doenças infecciosas têm origem na boca pela falta de uma higienização correta. Atualmente, com a evolução da medicina, a situação é bem diferente e cada vez mais as pessoas se preocupam com a saúde da boca. Com o objetivo de reforçar esse conhecimento e disseminar os cuidados necessários para que o indivíduo tenha melhor saúde por meio da prevenção, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, tomou a iniciativa e apresentou, na manhã de ontem, a campanha "Saúde Bucal", com a finalidade de criar uma comissão que irá desencadear, futuramente, a iniciativa bucal. O encontro aconteceu no auditório do jornal e reuniu o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB); o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT); o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Carlos Alberto Muzilli; o diretor do câmpus Sorocaba da Universidade Paulista (Unip), professor Gláucio Celso Luz; o diretor da Dental Morelli de Sorocaba, Oraci de Vecchio Morelli; e a Uniodonto, representada por Elizete Wellendorf.

Lippi disse que as pessoas devem estar mais atentas à saúde bucal, inclusive as gestantes: "Qualquer quadro infeccioso pode afetar a qualidade da gestação e o bebê". Afirmou que as campanhas são importantes para divulgar cada vez mais o trato bucal, pois, como ele mesmo diz, há pessoas que escovam os dentes todos os dias, mas não corretamente. Parabenizou a iniciativa da FUA e assegurou que a Prefeitura de Sorocaba estará junto nessa campanha.

Pivetta destacou as ações desenvolvidas em Votorantim, onde cerca de 15 mil crianças participam de programas preventivos e de ações explicativas sobre como escovar corretamente os dentes. Afirmou que a união das prefeituras, universidades e instituições relacionadas à saúde da boca ajudará a potencializar a campanha, de modo que as crianças serão atingidas de maneira mais eficiente e objetiva. "A Fundação está de parabéns pela iniciativa."

Carlos Alberto, da APCD, ressaltou a importância da campanha, dizendo que toda a ação de prevenção às doenças é a melhor forma de se higienizar a boca. "É fundamental para termos cidadãos cada vez mais estimulados e saudáveis." Destacou programas da Prefeitura como essenciais para a boa educação bucal e que ainda há muito por se fazer, especialmente nas comunidades mais carentes. "A APCD ajudará de todas as formas possíveis para que essa campanha vingue."

O presidente da diretoria-executiva da FUA, Laelso Rodrigues, reiterou que a saúde bucal é muito importante para crianças, idosos e a comunidade de maneira geral. "Nós não percebíamos isso. Veja você que eu sou de 1932, numa época em que qualquer problema nos dentes a gente tinha de arrancar. A escova de dente foi inventada em 1938. Veja como a importância da saúde bucal evoluiu. Vamos fazer uma campanha da melhor forma possível."

Fonte: www.cruzeirodosul.inf.br|28.02.12


Posts relacionados

Dental, por Redação

Tratar a cárie sem dor. Uma Realidade tecnológica em prol da odontologia

Dentista paulistano garante que o tratamento é 100% indolor e sem o barulho do conhecido "motorzinho"

Dental, por Redação

Medo de dentista pode passar de pai para filho

Sem perceber, os pais podem passar traumas que carregam durante a vida para seus filhos, quase como uma herança. Isso acontece também com a consulta no dentista.

Dental, por Redação

Atendimento é reforçado no Mato Grosso do Sul

O Ministério da Saúde entregou, nesta sexta-feira (27), duas Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para atendimento à saúde bucal da população indígena atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Mato Grosso do Su

Deixe seu Comentário:

=