Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/06/2011

FMI: fraca atividade dos EUA e desafios fiscais na Europa aumentam riscos globais

SÃO PAULO - Para o FMI (Fundo Monetário Internacional), a fraqueza maior do que a esperada da economia norte-americana e a volatilidade financeira advindas das preocupações com a profundidade dos desafios fiscais nos países periféricos da Zona do Euro trazem grande risco para a economia global.

O Fundo apresentou nesta sexta-feira (17) em São Paulo o seu relatório com atualizações do panorama econômico mundial, revelando que os riscos ao crescimento global também decorrem do superaquecimento nas economias emergentes. "Em geral, a economia global expandiu em uma taxa anualizada de 4,3% no primeiro trimestre e as projeções para 2011 e 2012 seguem inalteradas", destacou a instituição.

Na análise da instituição, "fortes ajustes" como consolidação fiscal e reformas financeiras nas economias desenvolvidas, além de aperto monetário e rebalanceamento da demanda em países emergentes, "são críticos" para assegurar o crescimento da economia mundial e a criação de empregos no médio prazo.

Inflação
Outro catalisador de preocupação dos mercados globais é o crescente aumento dos preços. Segundo o Fundo, a inflação global subiu de 3,5% no último trimestre de 2010 para 4% no 1T11, mais de 0,5% acima do projetado pelo FMI em abril deste ano. O forte incremento dos preços das commodities foi novamente apontado como o grande vilão da crescente inflação global.

Apesar disso, o Fundo também destacou outros vetores negativos para a inflação global: "tanto nas economias desenvolvidas quanto nas emergentes as pressões inflacionárias têm se tornado cada vez maiores, refletindo um maior consumo de alimentos e combustíveis, acelerando a pressão de demanda".

Fonte: web.infomoney.com.br | 17.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Indicadores mostram inflação imune a juros

Se antes a alta vinha sendo puxada pelo aumento de demanda, o vilão agora é custo das indústrias, que sobe puxado pelo dólar.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma promete R$ 2,7 bi para criação de 900 novas UPAS até 2014

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o governo federal irá investir R$ 2,7 bilhões na construção de 900 novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) até o final de seu governo.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: usando instrumentos que temos economia vai crescer

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi evasivo ao ser questionado se o governo poderia reduzir o compulsório dos bancos ou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como forma de estimular a economia.

Notícias Gerais, por Redação

Atividade do comércio desacelera e acumula alta de 9,1% no ano

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 0,3% em outubro na comparação com o mês anterior, após os devidos ajustes sazonais. Apesar da leve alta, o comércio não conseguiu se recuperar da queda em setembro, quando a atividade do comércio caiu 0,4%.

Notícias Gerais, por Redação

Pela 6ª semana, mercado eleva previsão para inflação em 2012

O mercado manteve a previsão para a inflação oficial --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)-- para este ano, mas aumentou para 2012 (pela sexta semana consecutiva), e elevou a do dólar em 2011.

Deixe seu Comentário:

=