Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/08/2011
Fitch ameaça corte na nota de crédito chinesa em até dois anos
SÃO PAULO – A Fitch pode decidir rebaixar mais uma vez a nota de crédito da China em moeda local, por causa da inadimplência e da inflação no país.
Segundo a Dow Jones, economistas da agência de classificação de risco se mostraram preocupados quanto à possibilidade de os chineses terem que anunciar um plano de estímulo à economia em meio à forte expansão do crédito e dos índices de preços.
Nova queda no rating
Atualmente, o rating dos títulos públicos em yuan é de “AA-”, quatro a menos do que a maior nota. Em abril, a Fitch já colocou os papéis em observação com perspectiva negativa, prevendo uma nova queda. Para a agência, os ativos financeiros em poder dos bancos devem sofrer uma deterioração no médio prazo.
Caso a crise que bate à porta das economias desenvolvidas realmente se desenvolva, e o governo chinês tenha que forçar o crescimento da economia novamente, o volume total de financiamento vai subir acima dos quase US$ 3 trilhões esperados para 2011.
A agência alerta para a possibilidade de os empréstimos de baixa qualidade também subirem, o que, junto com o excesso de gastos do poder público, acarretaria no corte da classificação soberana. A dívida do Estado, atualmente, soma quase 27% do PIB (Produto Interno Bruto) apresentado pelo país no ano passado.
Fonte: web.infomoney.com.br | 30.08.11