Publicado por Redação em Dental - 30/11/2012

Fique longe do açúcar

No caso da saúde bucal, a quantidade de açúcar consumida é menos importante que a frequência. Os açúcares e amidos combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Quando isso ocorre, a pessoa fica mais suscetível à cárie.


Não é de hoje que o excesso de açúcar é inimigo da saúde. Mas, no caso da saúde bucal, a quantidade de açúcar consumida é menos importante que a frequência. Os açúcares e amidos contidos em bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes, batata frita, combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Quando isso ocorre, a pessoa fica mais suscetível à cárie.
 
Assim, para evitar que sua boca seja uma morada confortável para bactérias, sempre que ingerir açúcar, lance mão da escova. A higiene bucal é o melhor meio de prevenir problemas odontológicos. O cirurgião-dentista deve sempre ser consultado para indicar a escova e o creme e fio dental, mas algumas recomendações são gerais. A escova deve ser macia para evitar o desgaste dos dentes, sensibilidade e retração gengival.
 
A Associação Brasileira de Odontologia - ABO - orienta que sejam feitas três escovações ao dia: pela manhã, após o almoço e após o jantar, sendo que a higienização mais importante é a feita antes de dormir.
 
Alimentação saudável
Ter uma alimentação balanceada também faz bem para a saúde bucal. Nutrientes e minerais fortalecem os dentes e o tecido da gengiva, além de espantarem doenças. “Temos que ter uma alimentação equilibrada em todos os grupos alimentares, principalmente aqueles com micronutrientes de que a saúde bucal necessita como vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo e flúor, além da vitamina D que, junto com o magnésio, ajuda na fixação do cálcio”, diz a nutricionista funcional, Christiane Vitola.
 
Cada alimento contribui para a saúde bucal de formas diferentes:
- Fibrosos (verduras e frutas): ajudam a limpar os dentes e os tecidos gengivais.
- Leite e queijo: elevam o pH na boca, o que reduz a exposição dos dentes ao ácido. Como são ricos também em cálcio e fosfato, ajudam na remineralização dos dentes.
- Arroz e feijão: após o cozimento, retém uma boa quantidade de flúor na saliva, protegendo os dentes contra cárie.
- Alimentos mais duros, como maçã e cenoura: promovem a limpeza dos dentes durante a mastigação.
- Vitaminas, sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor também são importantes aliados para uma boca saudável.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Sorriso contribui para sucesso profissional

 Pessoas bem humoradas e simpáticas têm mais chances de conseguir as coisas do em todos em âmbitos, inclusive no profissional.

Dental, por Redação

Saúde Bucal promove melhorias no atendimento odontológico

Para oferecer um atendimento odontológico de qualidade à população maceioense, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Deixe seu Comentário:

=