Publicado por Redação em Dental - 30/11/2012

Fique longe do açúcar

No caso da saúde bucal, a quantidade de açúcar consumida é menos importante que a frequência. Os açúcares e amidos combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Quando isso ocorre, a pessoa fica mais suscetível à cárie.


Não é de hoje que o excesso de açúcar é inimigo da saúde. Mas, no caso da saúde bucal, a quantidade de açúcar consumida é menos importante que a frequência. Os açúcares e amidos contidos em bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes, batata frita, combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Quando isso ocorre, a pessoa fica mais suscetível à cárie.
 
Assim, para evitar que sua boca seja uma morada confortável para bactérias, sempre que ingerir açúcar, lance mão da escova. A higiene bucal é o melhor meio de prevenir problemas odontológicos. O cirurgião-dentista deve sempre ser consultado para indicar a escova e o creme e fio dental, mas algumas recomendações são gerais. A escova deve ser macia para evitar o desgaste dos dentes, sensibilidade e retração gengival.
 
A Associação Brasileira de Odontologia - ABO - orienta que sejam feitas três escovações ao dia: pela manhã, após o almoço e após o jantar, sendo que a higienização mais importante é a feita antes de dormir.
 
Alimentação saudável
Ter uma alimentação balanceada também faz bem para a saúde bucal. Nutrientes e minerais fortalecem os dentes e o tecido da gengiva, além de espantarem doenças. “Temos que ter uma alimentação equilibrada em todos os grupos alimentares, principalmente aqueles com micronutrientes de que a saúde bucal necessita como vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo e flúor, além da vitamina D que, junto com o magnésio, ajuda na fixação do cálcio”, diz a nutricionista funcional, Christiane Vitola.
 
Cada alimento contribui para a saúde bucal de formas diferentes:
- Fibrosos (verduras e frutas): ajudam a limpar os dentes e os tecidos gengivais.
- Leite e queijo: elevam o pH na boca, o que reduz a exposição dos dentes ao ácido. Como são ricos também em cálcio e fosfato, ajudam na remineralização dos dentes.
- Arroz e feijão: após o cozimento, retém uma boa quantidade de flúor na saliva, protegendo os dentes contra cárie.
- Alimentos mais duros, como maçã e cenoura: promovem a limpeza dos dentes durante a mastigação.
- Vitaminas, sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor também são importantes aliados para uma boca saudável.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista que não lavava as mãos causa “recall” de pacientes

Acusado de contaminar seus pacientes, dentista britânico promoveu recall de 22 mil pessoas, e o assunto traz à tona a importância de se lavar as mãos antes de mexer na boca

Dental, por Redação

Deixe o preconceito contra o chiclete para trás

De vilã a parceira, a goma de mascar mostra cada vez mais benefícios para a saúde bucal. A versão sem açúcar da guloseima já é apontada por especialistas como coadjuvante da dupla escova e fio dental, uma vez que auxilia na higienização dos dentes, por meio do atrito da mastigação.

Dental, por Redação

4ª Conferência Nacional de Ética Odontológica

Entre inclusões, exclusões e modificações de artigos, incisos e parágrafos, no total foram 511 propostas advindas das Pré-Conferências de Ética de Odontologia, realizada pelos Conselhos Regionais de Odontologia pro todo o país.

Deixe seu Comentário:

=