Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/06/2011
FDA aprova equipamento PET/MRI
O U.S. Food and Drug Administration (FDA), espécie de Anvisa brasileira, aprovou o Sistema de Ressonância Biograph mMR para uso nos Estados Unidos. É o primeiro equipamento aprovado que utiliza simultaneamente o “Positron Emission Tomography” (PET) e ressonância magnética (MRI) scan nos EUA.
PET/computer tomography (CT) scanners são bem conhecidos. Mas, segundo o FDA, o novo equipamento, fabricado pela Siemens, oferece vantagens em relação ao PET CT, incluindo “imagiamento simultâneo, redução do uso de radiação ionizante e incremento de contraste na avaliação de tecidos moles”.
De acordo com o Ph.D. e diretor da Office of In Vitro Diagnostic Device Evaluation e Safety no FDA’s Center for Devices and Radiological Health, Alberto Gutierrez, a minimização de alterações de posição do paciente possibilita ao médico maior facilidade na comparação das imagens obtidas e auxilia na obtenção de informação com maior acurácia possível.
O equipamento foi aprovado recentemente para venda na Europa.
Similarmente ao PET/CT, o Biograph mMR usa PET para observar orgãos e partes moles, porém, segundo técnicos do FDA, com a maior acurácia da ressonância, o que possibilita ao médico a obtenção de maior número de informações sobre as condições do paciente. A agência adicionalmente informou que a não utilização de radiação ionizante pela Ressonância Magnética do Biograph System reduz significantemente as doses de exposição às quais o paciente é exposto. Ainda de acordo com o FDA, o uso decrescente de radiação é significante para determinados segmentos da população como crianças e pacientes que necessitam de avaliações sucessivas.
O Biograph mMR system é indicado para qualquer paciente que necessita um diagnóstico com imagens obtidas através do PET ou RM, apesar dos pacientes portadores de marca-passo , desfibriladores e outros implantes eletrônicos terem contra indicação para o exame , a não ser que tenham sido instalados já de forma preparada a manter seu uso sob ambiente de fortes campos magnéticos.
*Com informações do portal Radiology
Fonte: saudeweb.com.br | 30.06.11