Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/11/2012

Fazenda: economia do Brasil "pode e deve" crescer acima de 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil "pode e deve" crescer entre 4% e 5%. Esta é a previsão oficial para o desempenho da economia no ano que vem e é a expectativa para o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País) no 4º trimestre deste ano.

Barbosa fez uma descrição do cenário macroeconômico brasileiro durante o 5º balanço da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no início da tarde de hoje. Segundo o secretário-executivo da Fazenda, o crescimento da economia neste patamar é um dos objetivos do programa. Ele voltou a reforçar a estimativa do ministério de que a manutenção do nível de crescimento acima de 4% vai dobrar a renda por habitante em menos de 20 anos.

"Por que o governo almeja esse crescimento entre 4% e 5%? Primeiro porque o Brasil pode e segundo porque deve. É perfeitamente possível manter a faixa de crescimento sem gerar pressão inflacionária. É possível manter a inflação na meta sem comprometer a estabilidade macroeconômica. E deve porque vamos elevar renda per capita mais rapidamente. Se o Brasil mantiver esse crescimento pelos próximos 20 anos vamos dobrar a renda per capita. Um país de classe média é um país com renda alta", disse.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma afirma que micro e pequenas empresas geram 11 mi de empregos

A presidente Dilma Rousseff aproveitou a cerimônia de posse do ministro Guilherme Afif Domingos, nesta quinta-feira, que assume a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, para destacar a "expressividade" desse segmento no País.

Notícias Gerais, por Redação

Governo libera R$ 174,4 milhões para o seguro-desemprego

O governo vai liberar R$ 174,4 milhões para o pagamento do seguro-desemprego. O decreto, assinado pela presidente Dilma Rousseff e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, está publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança da indústria tem alta de 0,2% em fevereiro, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou perto da estabilidade em fevereiro deste ano, passando de 102,3 para 102,5 pontos, em uma variação de 0,2% ante janeiro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Portaria regulamenta aumento do IPI para automóveis

O Ministério da Fazenda deve divulgar nesta segunda-feira, no "Diário Oficial da União", a portaria que regulamenta a elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis com menos de 65% de conteúdo nacional.

Deixe seu Comentário:

=