Saúde Empresarial » Gestão de Saúde » Farmácia - PBM


Uma tendência que começa a se desenhar nas empresas é de incluir nas negociações o benefício farmácia, conhecido pela sigla norte-americana PBM (Pharmacy Benefit Management), vem se tornando bem mais do que apenas uma vantagem a se somar às já conquistadas por funcionários das empresas brasileiras.

Ao adotar o sistema PBM, além de facilitar o acesso dos trabalhadores e de suas famílias aos medicamentos necessários, as empresas passam a ter uma visão da saúde dos atendidos e a ter condições de adotar programas de medicina preventiva para melhorar a qualidade de vida de toda essa comunidade.

Algumas doenças, como a hipertensão arterial, uma "epidemia silenciosa" - cerca de 70% das pessoas que sofrem da doença desconhecem ter o problema -, podem ser identificadas através da análise dos dados do PBM e tratadas preventivamente, evitando a ocorrências de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), o popular derrame, que pode provocar o afastamento permanente de um empregado no qual foram feitos muitos investimentos.

Através do PBM é possível, inclusive, acompanhar se um funcionário está fazendo o tratamento corretamente. O conhecimento e tratamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes em seus estágios iniciais, são de fundamental importância para as políticas de promoção da saúde, perseguidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula o setor de saúde suplementar.

Se para os trabalhadores a conquista do benefício farmácia pode contribuir para melhoria da saúde individual e de sua família, para as empresas o sistema permite um gerenciamento otimizado e conseqüente redução dos custos globais de suas carteiras de saúde. É fato que esse tipo de atuação reduz o risco de um funcionário ficar sem trabalhar e, por outro lado, reduz a sinistralidade e gastos das organizações com planos de saúde, que serão menos utilizados e, por conseqüência, gerarão manos despesas e reajustes menores ao longo dos anos.
Assim, além dos resultados operacionais e financeiros, a aplicação do gerenciamento de benefícios de medicamentos proporciona a integração dos participantes (beneficiário, médico, farmácia, indústria e operadora), a redução das internações hospitalares, a criação de modelos competentes de administração e o aumento na qualidade de vida do beneficiário.

Fonte: www.gestaosindical.com.br

Veja algumas vantagens do Benefício Farmácia:

    1. Facilita as ações preventivas;
    2. Redução de internações, com a conseqüente redução de custos; 
    3. Ajuda a acompanhar os hábitos de saúde dos seus assistidos;
    4. Diminui o absenteísmo;
    5. Melhora a segurança no trabalho;
    6. Aumento da produtividade;
    7. Evita a aposentadoria precoce;
    8. Melhor visão da saúde dos beneficiários pelos gestores.

Fonte: sites.google.com/site/josuefermon/Artigo1

"O texto não pode ser reproduzido no todo ou em parte sem autorização do titular. A previsão legal está no artigo 29 da Lei 9610/98"