Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 21/10/2021
Exercícios caseiros: 5 dicas para se manter ativo sem precisar sair
Exercícios caseiros, de uma hora para outra, se tornaram uma verdadeira febre no Brasil e no mundo. Tudo por causa da pandemia de Covid-19, que obrigou milhões de pessoas, em todo o planeta, a mudarem totalmente os seus hábitos. Para evitar o contágio do coronavírus, o isolamento social, por um tempo, também impediu as pessoas de frequentarem academias e parques. Fatores que deixaram a população mais sedentária. Mas, que também abriram as portas para a realização de esportes sem sair de casa.
Atualmente, mesmo com o avanço da vacinação e a reabertura de academias, ainda é válido realizar atividades físicas em casa. As vantagens de não precisar se locomover para outro lugar e até mesmo a segurança de manter o isolamento social, são alguns dos argumentos favoráveis aos exercícios caseiros.
Além disso, já vimos por aqui que a prática de atividades regulares é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças, combater a obesidade e aumentar a qualidade de vida. Sem falar que músculos fortes e saudáveis podem produzir mais de 600 substâncias benéficas para o organismo humano. Dito isso, com a ajuda do médico ortopedista, Dr. Layron Alves, separamos as cinco principais dicas para iniciar a rotina de treinos sem sair de casa. Confira:
1- Não se esqueça de aquecer
Dez minutos de aquecimento já podem fazer diferença, evitar dores e melhorar o desempenho. De acordo com o ortopedista, antes de iniciar os exercícios caseiros, é fundamental preparar o organismo para que ele se adapte aos novos estímulos que serão dados. Dessa forma, você se afasta do risco de lesões e ainda ganha mais força e resistência durante a atividade.
2 - Roupas e acessórios continuam importantes
Quando as pessoas vão para a academia, é normal que elas se preocupem com as roupas, tênis e acessórios que vão utilizar. Usar um look leve, que não cause nenhuma limitação de movimento, ter um par de tênis adequado para a prática escolhida e uma garrafinha de água para hidratação, são princípios básicos para a realização de atividades físicas. E, em casa, não é diferente.
3 - Não tente compensar a intensidade
É importante respeitar os seus limites. Principalmente para praticantes iniciantes ou que ficaram muito tempo parados, vivendo no sedentarismo. A ansiedade para recuperar o tempo perdido, geralmente, é grande. Mas, avançar o sinal pode ser perigoso, causar lesões e atrasar ainda mais os objetivos. De acordo com Layron, exigir do seu corpo mais do que ele pode oferecer é um risco para a saúde.
4 - Adapte um espaço da sua casa
É importante separar um local específico para a realização dos exercícios caseiros. Ter que afastar os móveis da casa toda vez que for praticar alguma atividade é desgastante e pode contribuir para a desistência. Outra atitude interessante é investir em alguns equipamentos simples, como elásticos, pesos, bancos e colchonetes.
5 - Não se esqueça da alimentação
Em casa as tentações podem ser grandes. Mas, mesmo não indo para a academia, manter uma dieta equilibrada é fundamental para que os exercícios caseiros consigam dar resultado. O Dr. Layron recomenda atenção especial com a ingestão adequada de proteínas, cálcio e vitaminas. Sem falar do descanso e da hidratação constante, antes e depois do treino. Fatores que, associados à atividade física, vão agilizar a conquista dos objetivos.
Fonte: SportLife