Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/03/2012
Estudo mostra que mulheres realizam mais exames preventivos do que os homens
Pesquisa feita pelo laboratório Delboni Auriemo concluiu que a prevenção do câncer de mama, acompanhamento da idade reprodutiva e da menopausa são os principais motivos para esse redultado
Um levantamento realizado pelo laboratório Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica concluiu que a prevenção do câncer de mama, acompanhamento da idade reprodutiva e da menopausa, além dos cuidados com doenças coronárias e problemas hormonais são os principais motivos que fazem as mulheres procurarem mais os médicos e realizarem exames preventivos.
A proporção de homens e mulheres que realizam exames não é sempre desigual. Até os nove anos de idade, principal período em que as crianças dependem dos pais para cuidar da saúde, meninos e meninas passam por testes em quantidades iguais de acordo com o estudo.
O laboratório conta que quando a adolescência chega, as meninas passam por modificações e o início do ciclo menstrual provoca alterações nos hormônios. Mais tarde, com a gestação, a mulher também precisa de cuidados especiais e outros tipos de cuidados são exigidos como controlar a pressão arterial, diabetes, pré-eclâmpsia e anemia. E depois dos 50 anos, com a chegada da menopausa, ocorre uma predisposição ao desenvolvimento de algumas patologias como câncer de mama, osteoporose e doenças cardiovasculares. Por este motivo elas estão mais presentes em consultórios e laboratórios zelando pela sua saúde.
A gerente médica do Delboni Auriemo, Natalya Maluf, afirma que a prevenção é a melhor forma de manter a saúde em dia. E ressalta que toda mulher deve se consultar com um ginecologista, a partir da primeira menstruação e antes do início da vida sexual, no mínimo uma vez por ano. Dentre os exames que são indicados, independentemente da faixa etária, destacam-se: glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, uréia e creatinina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática), hemograma e exame de urina.
Fonte: saudeweb