Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/08/2011
Estudo mostra possível tratamento para tumores cerebrais
Estudo realizado pelo professor e pesquisador Marcus Vinícius de Matos Gomes, da Unopar, aponta que drogas epigenéticas (sintetizadas em laboratório) podem levar ao tratamento do câncer. A pesquisa comprovou que drogas foram capazes de remover as marcações epigenéticas que causavam a doença, destruindo as células tumorais.
De acordo com a instituição, os estudos sobre o uso de drogas epigenéticas para o tratamento de tumores cerebrais começaram em 2008 e foram realizados em células tumorais cultivadas em laboratório.
O experimento consistia em inserir os medicamentos nos tumores. O resultado da pesquisa comprovou que as drogas foram capazes de remover as marcações epigenéticas que causavam a doença, destruindo as células tumorais. O pesquisador estuda o tema há mais de dez anos e nos últimos dois anos teve quatro trabalhos publicados em importantes revistas científicas Internacionais.
O pesquisador explica que mecanismos epigenéticos são as modificações que controlam a manifestação dos genes nas células sem que a sequência do DNA seja modificada.
Ele ressalta que isto explica porque sequências iguais de DNA podem resultar em células com funções diferentes. E completa que, modificações epigenéticas são fenômenos normais importantes no controle de inúmeros processos intracelulares e fazem parte até mesmo do processo de envelhecimento humano.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 11.08.11