Publicado por Redação em Dental - 20/08/2014

Estudo indica que café pode evitar cárie e remover placa bacteriana

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que um certo tipo de grão de café possui uma propriedade antibacteriana, e pode ajudar a prevenir doenças da boca. Se ele está forte, preto, sem açúcar, e com moderação, pode sim ajudar a manter a saúde dos dentes.

Os pesquisadores fizeram o teste com um extrato de Coffea canephora - um tipo de grão que representa 30% do café do mundo - em dentes de leite extraídos, e descobriram que o café quebra ativamente o biofilme bacteriano que causa placas dentárias, uma das principais causas de outros problemas com a boca.

A chefe da pesquisa, Andréa Antônio, disse que o grupo está sempre à procura de compostos naturais - alimentos e bebidas que possa ter um impacto positivo sobre a saúde dental. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes polifenóis do café foram provavelmente responsáveis pelo efeito da quebra, mas disseram que mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação direta.

Andréa afirma que “embora este seja um resultado interessante, temos de ter o cuidado de acrescentar que existem problemas associados com o consumo de café em excesso, incluindo a coloração amarelada e os efeitos da acidez sobre o esmalte do dente. A mesma coisa acontece se você tomar uma grande quantidade de açúcar e creme adicionados em seu café: os efeitos positivos sobre a saúde dental são, provavelmente, nulos”, reitera a professora.

Fonte: Correio do Estado


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba tudo sobre higiene bucal para bebês

Ser mãe de primeira viagem é sinônimo de ter um monte de dúvidas. A maioria delas fica em torno do sono, alimentação, cólicas. Mas há um assunto importante que interfere diretamente no resto da vida de uma pessoa: a higiene bucal.

Dental, por Redação

Tratamento odontológico ameniza problemas bucais em pacientes com câncer

Muitos Pacientes em tratamento de câncer desconhecem a necessidade de tratamento prévio de odontologia, e por falta de uma orientação muitas vezes sofrem mais e correm mais riscos.

Deixe seu Comentário:

=