Publicado por Redação em Dental - 29/09/2014

Estudo feito pelo Crosp mostra panorama do mercado de saúde bucal

Em 09 de setembro, o Crosp apresentou um levantamento sobre o potencial de mercado com foco no setor de saúde, realizado com base nos dados do IBGE* e do Conselho e a partir de cálculos e projeções de uma consultoria contratada pela autarquia. O estudo mostra, entre outras coisas, quais são as regiões do estado que estão subatendidas, e outras que estão exauridas, no que tange a atuação de Cirurgiões-Dentistas. Todo o levantamento considera ainda diferentes faixas de renda familiar, o que colabora na compreensão de como está o “consumo” dos serviços de acordo com a renda e a distribuição em cada um dos municípios do Estado de São Paulo.

Para facilitar a consulta ao estudo, que será atualizado continuamente, foi feito um mapa onde constam informações relevantes sobre o potencial de demanda por serviços de saúde como a distribuição territorial de Cirurgiões-Dentistas e as oportunidades e/ou mercados com menores demandas e mais competição entre os profissionais.

“Este estudo é mais um esforço do Crosp para levar informações que realmente são importantes para os profissionais da área de saúde do Estado de São Paulo. Nossa intenção é mostrar quais são os mercados que estão carentes de profissionais, quantos estabelecimentos existem em cada região, quais são públicos e privados e, principalmente, quantos Cirurgiões-Dentistas existem atuando em determinada área. De forma geral, podemos identificar as melhores e as piores regiões em gastos absolutos, médios e proporcionais, por faixa de rendimento familiar”, enfatiza Claudio Miyake, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Entre as características avaliadas no estudo estão: população, área, densidade demográfica, PIB, PIB Per Capita, estabelecimentos de saúde (e quantos são privados e públicos), estabelecimentos com ao menos um Cirurgião-Dentista registrado no Crosp, Cirurgião-Dentista por mil habitantes, PIB por Cirurgião-Dentista e PIB Per Capita por profissional de Odontologia.

“A variável Cirurgião-Dentista por PIB, por exemplo, corresponde à divisão do PIB total de uma região pelo número de profissionais registrados no mesmo local. Com esse dado, é possível identificar e comparar o tamanho que o mercado agregado (derivado do PIB) tem para explorar. Já quando falamos em Cirurgião-Dentista PIB Per Capita, identificamos o tamanho que o mercado individual permite explorar”, explica Fábio Pina, coordenador da pesquisa contratada pelo Crosp.

O estudo completo e um tutorial detalhado de como utilizar a ferramenta podem ser consultados gratuitamente no site do Crosp, em http://crosp.org.br/potencial_mercado

(*) Os dados fazem parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, com ajustes para valores nominais de dezembro de 2012. Os itens avaliados são consumo de serviços de saúde para o Estado de São Paulo e municípios, com base no padrão de consumo por faixa de renda (cinco classes de renda consideradas).

Fonte: Crosp


Posts relacionados

Dental, por Redação

O que esperar de sua visita ao dentista

Antes de qualquer coisa, é importante achar um profissional com quem você se sinta à vontade. O passo seguinte é marcar uma consulta para um exame completo, mesmo que aparentemente não haja nada de errado.

Dental, por Redação

Problemas dentários podem causar parto prematuro

O parto prematuro e a deficiência na saúde bucal podem estar diretamente relacionados. De acordo com Carla Ferreira Kikuchi, ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, o

Deixe seu Comentário:

=