Publicado por Redação em Dental - 29/09/2014

Estudo feito pelo Crosp mostra panorama do mercado de saúde bucal

Em 09 de setembro, o Crosp apresentou um levantamento sobre o potencial de mercado com foco no setor de saúde, realizado com base nos dados do IBGE* e do Conselho e a partir de cálculos e projeções de uma consultoria contratada pela autarquia. O estudo mostra, entre outras coisas, quais são as regiões do estado que estão subatendidas, e outras que estão exauridas, no que tange a atuação de Cirurgiões-Dentistas. Todo o levantamento considera ainda diferentes faixas de renda familiar, o que colabora na compreensão de como está o “consumo” dos serviços de acordo com a renda e a distribuição em cada um dos municípios do Estado de São Paulo.

Para facilitar a consulta ao estudo, que será atualizado continuamente, foi feito um mapa onde constam informações relevantes sobre o potencial de demanda por serviços de saúde como a distribuição territorial de Cirurgiões-Dentistas e as oportunidades e/ou mercados com menores demandas e mais competição entre os profissionais.

“Este estudo é mais um esforço do Crosp para levar informações que realmente são importantes para os profissionais da área de saúde do Estado de São Paulo. Nossa intenção é mostrar quais são os mercados que estão carentes de profissionais, quantos estabelecimentos existem em cada região, quais são públicos e privados e, principalmente, quantos Cirurgiões-Dentistas existem atuando em determinada área. De forma geral, podemos identificar as melhores e as piores regiões em gastos absolutos, médios e proporcionais, por faixa de rendimento familiar”, enfatiza Claudio Miyake, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Entre as características avaliadas no estudo estão: população, área, densidade demográfica, PIB, PIB Per Capita, estabelecimentos de saúde (e quantos são privados e públicos), estabelecimentos com ao menos um Cirurgião-Dentista registrado no Crosp, Cirurgião-Dentista por mil habitantes, PIB por Cirurgião-Dentista e PIB Per Capita por profissional de Odontologia.

“A variável Cirurgião-Dentista por PIB, por exemplo, corresponde à divisão do PIB total de uma região pelo número de profissionais registrados no mesmo local. Com esse dado, é possível identificar e comparar o tamanho que o mercado agregado (derivado do PIB) tem para explorar. Já quando falamos em Cirurgião-Dentista PIB Per Capita, identificamos o tamanho que o mercado individual permite explorar”, explica Fábio Pina, coordenador da pesquisa contratada pelo Crosp.

O estudo completo e um tutorial detalhado de como utilizar a ferramenta podem ser consultados gratuitamente no site do Crosp, em http://crosp.org.br/potencial_mercado

(*) Os dados fazem parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, com ajustes para valores nominais de dezembro de 2012. Os itens avaliados são consumo de serviços de saúde para o Estado de São Paulo e municípios, com base no padrão de consumo por faixa de renda (cinco classes de renda consideradas).

Fonte: Crosp


Posts relacionados

Dental, por Redação

Alveolite pode ser causada por extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Saúde Bucal: municípios têm até 31/3 para aderir a programa de qualidade

Os gestores municipais e estaduais dispostos a promoverem a melhoria do atendimento prestado à população na área da saúde bucal têm até o dia 31 de março

Dental, por Redação

Instituições públicas e privadas se unem na prevenção da saúde bucal

As secretarias estaduais de Saúde (Sesa) e Educação (Seed) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) se uniram para combater um mal que atingem milhões de crianças e adultos em todo o Brasil, as doenças bucais.

Deixe seu Comentário:

=