Publicado por Redação em Dental - 30/03/2015

Estresse pode causar mau hálito. Saiba como driblar o problema

Tensão diminui o volume da saliva e aumenta os compostos de enxofre, gerando a halitose.
 
Pouca gente sabe mas o estresse, além de causar um desgaste físico e mental, pode também influenciar na saúde bucal. A tensão gerada por ele, diminui a produção de saliva, ou seja, os compostos de enxofre crescem e ficam mais concentrados, provocando o mau hálito.
 
De acordo com o dentista, Alênio Calil, diretor do CETH (Centro de Excelência no Diagnóstico e Tratamento da Halitose), a baixa produção de saliva é chamada de xerostomia, que aumenta a formação da saburra lingual — placa branco-amarelada que fica na língua — acumulando bactérias responsáveis por liberarem gases com mau cheiro.
 
O estresse também influencia as pessoas a mastigarem menos os alimentos e a não seguirem uma rotina alimentar correta, fatores que contribuem para a halitose.
 
O mau hálito é um problema que atinge mais de 50 milhões de brasileiros, e, em 80% a 90% dos casos, sua origem é bucal. Segundo Calil, as pessoas não se interessam em saber as causas, consequências do não tratamento da halitose, mas atualmente já é possível detectar os fatores e as causas desse problema.
 
O tratamento imediato mais simples e eficaz do mau hálito é a constante higienização da boca, que passa pela escovação adequada dos dentes, uso do fio dental e a limpeza da língua, onde é comum o acúmulo de resíduos e células mortas.
 
Porém, o dentista é o profissional mais indicado para tratar este problema e orientar o paciente a tomar medicamentos, se necessário.
 
Fonte: Portal R7

Posts relacionados

Dental, por Redação

Deixe seus dentes mais brancos em quatro dias para o Dia das Mães

  As mamães ainda têm tempo para deixar os dentes mais brancos para o Dia das Mães. Tanto o método caseiro de clareamento, quanto o feito no consultório, já mostram resultados nos primeiros dias. 

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Deixe seu Comentário:

=