Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/05/2011

Especialistas ensinam a melhorar o equilíbrio e evitar tontura e vertigem

Equilíbrio é algo fundamental para andar, correr, passear de bicicleta, patins ou skate, e mesmo para ficar parado em pé.

E um bom desempenho exige que o cérebro, o tato, a musculatura, a visão e os dois labirintos (órgãos ligados à audição e percepção espacial) funcionem bem.

Para aprofundar o assunto, o Bem Estar desta sexta-feira (13) convidou a neurologista Cristiana Borges Pereira e o preparador físico José Rubens D'Elia, que ensinou exercícios para aprimorar o desempenho, andar em linha reta e parar em um pé só sem tropeçar nem esbarrar em nada.

A médica explicou o que causa vertigem, tontura e labirintite – e como evitá-las. Para evitar quedas, alguns sentidos devem estar em perfeita sintonia. Cristiana também esclareceu por que as pessoas sentem vertigem ao ficar em um lugar muito alto, como o topo de um prédio, mirante ou montanha. Mas, segundo ela, essa situação é temporária e passa depois que o indivíduo se acostuma.

Além disso, a neurologista comentou por que há a sensação de movimento quando estamos parados, dentro de um carro, ao lado de outro que sai do lugar.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, os apresentadores Fernando Rocha e Mariana Ferrão testaram o equilíbrio de voluntários, ao lado do professor de biomecânica Luis Mochizuki, da USP. Fernando andou de skate e Mariana pôs patins para avaliar a própria performance.

No estúdio, participaram ainda os garçons Wilson Andrade da Silva e Luís Pereira Araújo, que junto com Mariana e Fernando andaram em linha reta para equilibrar bandejas com garrafas de água. Além deles, esteve presente a jornalista Cristiane Di Renzo, que contou como eram suas crises de labirintite.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 13.05.11


Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=