Publicado por Redação em Dental - 28/10/2014

Escovar os dentes com o dedo previne cáries, diz estudo

Um estudo feito pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, revelou que a escovação dos dentes pode ser quatro vezes mais eficiente contra as cáries se for feita com os dedos e com uma pasta com alta concentração de flúor.

A pesquisa foi feita com 16 voluntários que se dividiram em dois grupos, os que mantiveram o hábito tradicional utilizando a escova de dente e uma pasta com uma quantidade de flúor menor e os que utilizaram a pasta com mais flúor e a técnica de massagear os dentes com os dedos. O resultado mostrou que, depois de um tempo, o segundo grupo estava quatro vezes mais protegido contra as cáries do que o primeiro.

Apesar de observar que a técnica de massagear os dentes com os dedos foi mais efetiva, a responsável pela pesquisa, Anna Nordström, não incentiva a total substituição da escova pelos dedos. “Esfregar os dentes com a frente dos dedos e com a pasta é uma boa maneira após o almoço. Mas isso não deve substituir a escovação normal pela manhã e à noite; é um extra”, diz a pesquisadora.

Para Marinella Holzhausen Caldeira, professora de Periodontia da Faculdade de Odontologia da USP, a escovação com os dedos não é recomendada em nenhuma hora do dia. “Escovar os dentes com o dedo não permite a remoção adequada da placa bacteriana em toda a superfície dos dentes, principalmente nas partes mais difíceis de alcançar até com a própria escova”, diz a especialista.  

Em uma emergência pode
A troca da escova de dente pelo dedo não deve ser feita, porém, na falta dela, o dedo pode se tornar uma alternativa emergencial. “O dedo nunca deve ser a primeira opção, mas pode se tornar uma via possível na falta da escova, pois ainda é melhor massagear os dentes com uma pasta adequada e com flúor do que simplesmente não escovar os dentes”, diz Rafael Bargan, endodontista.  

Segundo o especialista, se realmente não for possível utilizar a escova de dente, além dessa massagem dental com a pasta e os dedos, outras ferramentas auxiliadoras da higiene bucal devem ser usadas para reforçar a limpeza. “Nesses casos, o fio dental, raspadores de língua e alguns enxaguantes, que já devem fazer parte do ritual diário, ganham ainda mais importância na limpeza da boca”, diz.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Férias exigem atenção com saúde bucal

No período de férias escolares, é muito comum que as crianças saiam da rotina, esquecendo de atividades simples como a escovação. Por esse motivo os pais devem redobrar a atenção com o cuidado bucal de seus filhos nessa época, também marcada pelo alto consumo de açúcar.

Dental, por Redação

Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo

Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.

Dental, por Redação

Saúde amplia Laboratórios de Próteses Dentárias no país

Durante a Conferência Estadual de Saúde da Bahia, em 13 de setembro, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou uma Portaria que amplia os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias no país. O objetivo é zerar a necessidade de próteses dentárias na população de extrema pobreza.

Deixe seu Comentário:

=